MAIS LIDAS
VER TODOS

Rede estadual

Mais de 38 mil alunos voltam às aulas nesta segunda-feira na região

Número compreende 115 escolas nos 30 municípios da área de abrangência dos núcleos regionais de educação (NREs) de Apucarana e Ivaiporã

Da Redação

·
Escolas já foram preparadas para retomada das aulas na região
Icone Camera Foto por Tribuna do Norte
Escolas já foram preparadas para retomada das aulas na região
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.02.2024, 14:05:01 Editado em 04.02.2024, 14:04:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais de 38,4 mil estudantes matriculados na rede estadual retornarão às aulas nesta segunda-feira (5) na região. O número de alunos é 1,58% maior que o ano passado quando 37,8 mil foram matriculados nas 115 escolas nos 30 municípios da área de abrangência dos Núcleos regionais de Educação (NRE) de Apucarana e Ivaiporã.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Saúde promove ação de conscientização sobre doenças raras

No NRE de Apucarana, 27.498 estudantes estão matriculados até o momento nas 62 escolas dos 16 municípios pertencentes ao núcleo. Um crescimento de 1,6% em comparação com o ano passado que registrou 27.040 mil matrículas. Sede do NRE, Apucarana registrou 9.714 matrículas, aumento de 6,37% em comparação ao ano anterior.

continua após publicidade

Chefe do NRE, Vladimir Barbosa considera normal a porcentagem de crescimento no número de registros, pois muitas famílias efetuam a matrícula no início das aulas. “Também vale ressaltar que hoje às famílias possuem um número reduzido de filhos, sendo assim esse número apresentado no planejamento das escolas estaduais do NRE de Apucarana está dentro do esperado. Lembramos que por experiências anteriores muitos alunos nos procuram somente no início das aulas”, ressalta.

Entre as novidades do ano Barbosa destaca o aumento das escolas Cívico Militares com 15 instituições de ensino nesta modalidade, ampliação da modalidade integral para 16 escolas do núcleo; sede própria para o Centro Estadual de Educação Básica (CEEBJA) Linda Eiko Akagi Miyadi de Apucarana; recebimento de materiais tecnológicos; posse de 30 professores do magistério; embarque de 27 alunos para o Programa Ganhando o Mundo para o exterior; posse de 30 servidores que passam a fazer parte do quadro próprio do magistério (QPM); edital de chamamento para Militares, Bombeiros da reserva para atuar nos Colégios Cívico Militares.

IVAIPORÃ

continua após publicidade

As 52 escolas dos 14 municípios do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã vão receber 10.982 alunos matriculados até agora para o início do ano letivo de 2024. Segundo o chefe do Núcleo Regional de Educação, Valber França Clarimundo, a equipe pedagógica se reuniu durante a semana para alinhar o planejamento das atividades e organizar o acolhimento dos estudantes. “Estamos ansiosos e felizes para receber os alunos com muito entusiasmo e atividades criativas para um ano letivo que se inicia”

Uma novidade este ano é o aumento do número de escolas em tempo integral, que passou de nove para 12. Também houve aumento das escolas cívico-militares, de uma para cinco. Além do Colégio Anita Garibaldi de Jardim Alegre, outros quatro colégios passaram a ter o modelo cívico-militar: Vicente Machado de São Pedro do Ivaí, José de Matos Leão de São João do Ivaí, Antônio Diniz Pereira de Ivaiporã) e Nereu Ramos de Manoel Ribas.

Valber relata que o Governo do Estado adquiriu novos equipamentos para as escolas, como data show, computadores, fornos elétricos e balcões térmicos, que devem ser entregues nas próximas semanas. “Tem muita coisa boa para chegar ainda”, afirma Clarimundo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Mais de 38 mil alunos voltam às aulas nesta segunda-feira na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!