Produtores de mel de municípios da região aguardam para novembro o início do funcionamento da Casa do Mel de Lunardelli. A estrutura está pronta e aguarda apenas finalização da documentação para inauguração, programada para o início de novembro. O projeto foi iniciado em 2023 para estruturar um espaço regional de beneficiamento de mel.
A estruturação do espaço recebeu investimento de 412 mil, sendo 150 mil provenientes de emenda do deputado federal Luiz Nishimori para aquisição de equipamentos e mais 262 mil de investimento próprio do município. A Casa do Mel será coordenada pela Associação de Produtores Rurais de Lunardelli (Lunaprol).
- LEIA MAIS: Beto Preto é homenageado como Cidadão Honorário de Arapongas
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Lucimar Sousa da Silva, parte da antiga estrutura precisou ser demolida devido a rachaduras graves. “Demolimos toda a parte do fundo e reconstruímos. Também fizemos lavanderia e cozinha, criando um espaço moderno e funcional”, explicou.
Ele frisou que a Casa do Mel terá impacto regional. “Hoje, Lunardelli tem cerca de 20 a 25 produtores, mas a Casa do Mel é regional. Produtores de municípios vizinhos, como São Pedro do Ivaí, São João do Ivaí, Godoy Moreira, Jardim Alegre, Ivaiporã, Lidianópolis, Borrazópolis e Ariranha do Ivaí, estão ansiosos para participar. Com isso, os trabalhos devem iniciar com cerca de 100 produtores”.
O espaço possui equipamentos completos para todo o processamento do mel. O trabalho começa na mesa de inox, segue para mesa desoperculadora (equipamento usado para remover as tampas de cera que cobrem as células dos favos) e centrifugadora, passa por filtros e decantadores, e termina na sala de envase, com homogenizador e descristalizador quando necessário, garantindo produto puro e uniforme.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
O secretário também falou sobre o impacto econômico. “Este projeto não apenas valoriza o mel local, mas fortalece a economia regional. Será um espaço modelo, capaz de transformar a produção e gerar novas oportunidades”.
Para preparar os produtores, a Associação de Produtores Rurais de Lunardelli (Lunaprol) promove cursos de apicultura. Na próxima terça-feira, por exemplo, serão três dias de curso, voltados para produtores interessados.
A inauguração está prevista para novembro, após registros e inspeções concluídas, incluindo análises de água e vistoria da Medicina Veterinária.
Ainda segundo Lucimar, “com estrutura moderna e equipe qualificada, a Casa do Mel de Lunardelli promete se tornar referência regional, promovendo o desenvolvimento sustentável e valorizando a produção de mel do Vale do Ivaí”.
Deixe seu comentário sobre: "Lunardelli terá centro regional para processamento de mel"