Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
AGRICULTURA

Lavouras são atingidas por geadas no Vale do Ivaí

O dia amanheceu gelado em todo o Vale do Ivaí nesta segunda-feira (19).

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Lavouras são atingidas por geadas no Vale do Ivaí
AutorHouve perdas nas lavouras de trigo, milho, café e cana-de-açúcar - Foto: Deral

O dia amanheceu gelado em todo o Vale do Ivaí nesta segunda-feira (19). Geadas foram registradas em diversas cultura na região de Ivaiporã e há estimativas de perdas, segundo informações do Departamento de Economia Rural (Deral).

Conforme o engenheiro agrônomo Sergio Carlos Empinotti, do Deral do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã houve perdas nas lavouras de trigo, milho, café e cana-de-açúcar. O municípios que foram mais atingidos são Faxinal, São Pedro do Ivaí, São João do Ivaí, Lunardelli, Jardim Alegre e Ivaiporã.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Partes de lavouras mais adiantadas no trigo na região, imaginamos perdas de 15 a 20%. O milho que tinha perdido pela metade por causa da estiagem no período do plantio e pela última geada, ainda depende do que vai sobrar na qualidade. Então, calculamos que o milho deva chegar a 60% de perda na região. Tem algumas lavouras que individualmente vão perder 100%”, comentou Empinotti.

Com relação ao café, Empinotti lembra que a cultura tinha sido atingido com a geada no final de junho e início de julho, “na época, pegou poucas lavouras ainda com frutos verdes, e os estragos foram na qualidade do produto. Mas, o maior prejuízo será para a produção do próximo ano”, relatou Empinotti

A cana-de-açúcar cultivada principalmente na região de São Pedro do Ivaí, a estimativa de perda, segundo Empinotti é de no mínimo 20%. “Um quarto a área plantada mais nova, quase que na sua totalidade será perdida”.

publicidade

Ainda de acordo com o agrônomo, Prefeituras da região estão se movimentando e podem decretar situação de calamidade em virtude da geada. “Com a situação de calamidade caracterizada, fica mais fácil para que os produtores possam receber o seguro pelo sinistro ocorrido em suas propriedades”, completou.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline