Jandaia do Sul e Cambira recebem mutirão do CastraPet em dezembro
Ação do Governo do Estado promove a esterilização gratuita de cães e gatos, além da distribuição de medicamentos e microchipagem; confira o cronograma
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O Governo do Paraná deu início, nesta segunda-feira (1º), à programação de dezembro do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná). Coordenado pelo Instituto Água e Terra (IAT), o mutirão de saúde única percorrerá 20 municípios ao longo do mês. No Vale do Ivaí, as cidades de Jandaia do Sul e Cambira foram contempladas e receberão a estrutura móvel na segunda quinzena de dezembro.
O 5º ciclo do projeto, lançado oficialmente em novembro, prevê um investimento de R$ 19,8 milhões. A meta é beneficiar 105 mil animais em todo o Estado, igualando o número total de procedimentos realizados entre 2020 e o início de 2025.
📰 LEIA MAIS: Onda de calor atinge o Paraná e temperatura chega a 38°C
Atendimentos no Vale do Ivaí
Para os moradores da região, a atenção deve se voltar para as datas específicas de atendimento. O município de Jandaia do Sul receberá o programa durante três dias consecutivos: 15, 16 e 17 de dezembro. Logo em seguida, a equipe do CastraPet se deslocará para Cambira, onde os atendimentos ocorrerão nos dias 18 e 19 de dezembro.
Como Participar
O programa é destinado prioritariamente a animais de tutores de baixa renda, organizações da sociedade civil e protetores independentes. Para garantir o atendimento, o cidadão deve realizar o agendamento prévio nos pontos determinados pelas prefeituras de Jandaia do Sul e Cambira, que atuam como parceiras do Estado na ação.
No ato da inscrição, os tutores recebem orientações sobre o pré e pós-operatório. Além da cirurgia de esterilização, o programa fornece gratuitamente a medicação necessária para a recuperação do animal e realiza a implantação de microchip eletrônico para identificação.
Saúde Única e Educação Ambiental
Além do controle populacional de cães e gatos, o CastraPet Paraná possui um forte viés educativo e sanitário. O pacote de ações inclui a distribuição de 469 mil cartilhas sobre prevenção de maus-tratos, aplicação de 731 mil vacinas antirrábicas e a instalação de placas educativas sobre biodiversidade. Palestras sobre zoonoses e orientações sobre vacinação e desvermifugação também compõem a iniciativa.
Confira a agenda completa do CastraPet para Dezembro:
01/12 – Colorado e Quatro Pontes
02/12 – Colorado e São José das Palmeiras
03/12 – Nossa Senhora das Graças e São Pedro do Iguaçu
04/12 – Nossa Senhora das Graças e Santa Tereza do Oeste
05/12 – Lobato e Vera Cruz do Oeste
06/12 – Diamante D’Oeste
08/12 – Missal
09/12 – Floresta e Itaipulândia
10/12 – Marialva e Matelândia
11/12 – Marialva e Medianeira
12/12 – Marialva e Serranópolis do Iguaçu
13/12 – Marialva e Santa Terezinha de Itaipu
15/12 – Jandaia do Sul e Foz do Iguaçu
16/12 – Jandaia do Sul e Foz do Iguaçu
17/12 – Jandaia do Sul e Foz do Iguaçu
18/12 – Cambira e Foz do Iguaçu
19/12 – Cambira e Foz do Iguaçu
20/12 – Foz do Iguaçu
Últimas em Vale do Ivaí
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline