Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Ivaiporã

publicidade
CORONAVÍRUS

Informativo Covid-19 de Ivaiporã terá mudanças a partir desta quarta

A medida que gera transparência e ética no enfrentamento do Covid-19

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Informativo Covid-19 de Ivaiporã terá mudanças a partir desta quarta
Autor Foto por Assessoria PMI - Divulgação

A partir desta quarta-feira (24), o informativo Covid-19 de Ivaiporã vai apresentar os resultados positivos de pacientes realizados em laboratórios particulares e os resultados do Lacen (Laboratório Central do Estado). A informação foi divulgada no início da tarde através de nota da Prefeitura de Ivaiporã. Segundo a nota trata-se de uma medida que gera transparência e ética no enfrentamento do Covid-19.

O Departamento Municipal de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã e a Vigilância Epidemiológica através da nota, esclarecem que o diagnóstico do Covid-19 é complexo, envolve a data do início dos sintomas e aspectos relacionados ao contato (tipo e frequência). A metodologia laboratorial mais segura a ser indicada depende dessas informações.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Pacientes com Covid-19 podem ser sintomáticos ou assintomáticos. A confirmação da doença não depende exclusivamente do exame laboratorial (RT-PCR ou Teste Rápido). Mas sim de um conjunto de fatores e principalmente: 1- Quadro clínico; 2- Contatos com casos suspeitos ou confirmados; 3- Resultados dos exames.

Os exames podem apresentar divergências de resultados, a depender do dia da coleta da amostra e do método realizado. Por isso, não se pode descartar um caso apenas pelo resultado do exame laboratorial. A conclusão é feita com base na investigação epidemiológica feita pela equipe de saúde com o paciente.

Na dúvida, é prezado pelo princípio da maior gravidade, ou seja, se algum teste diagnóstico positivou é necessário iniciar e realizar todas as medidas de precaução. As equipes de saúde trabalham com a noção de coletividade. Ou seja, é melhor prevenir na dúvida que correr o risco da negligência.

publicidade

Assim, todos os exames positivados, independente do método ou local onde foram realizados (laboratórios privados ou laboratório do Estado) devem ser comunicados à população. É uma medida que gera transparência e ética no enfrentamento do Covid-19. A equipe de saúde, mesmo entendendo as possíveis divergências, deve prezar por esse procedimento.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Ivaiporã

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline