Agricultores familiares de Ivaiporã recebem mudas de citros
O incentivo que faz parte do Programa Municipal Ivaiporã Frutifica aconteceu no salão da Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Nesta quarta-feira (12), mais de 1.8 mil mudas de plantas cítricas, dentre elas, poncãs, tangerinas, limões e laranjas, foram entregues as famílias de produtores rurais, pela prefeitura de Ivaiporã através do Departamento Municipal de Agricultura. A entrega das plantas faz parte do Programa Municipal Ivaiporã Frutifica, e aconteceu no salão da Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga.
O cafeicultor, Alexandre Pereira está animado com a nova plantação. Ele adquiriu 100 mudas de laranjas, nas variedades valência e folha murcha. “Toda a vida sempre trabalhei com plantação de café, mas com o incentivo da prefeitura ficamos motivados em investir também na fruticultura. O programa da prefeitura é uma ótima oportunidade, estamos animados e confiantes que será mais uma ótima fonte de renda”, ressaltou.
Edson Magri presidente da Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga destacou o crescimento da fruticultura na região. “A diversificação aqui no Jacutinga está avançando bastante. Há dois anos era só café e hoje temos diversas variedades de frutas. Maracujá, goiaba, abacate, pitaya, uva e agora as frutas cítricas. Hoje já temos pelo menos umas 90 famílias envolvidas com a fruticultura ”.
O diretor do departamento Municipal de Agricultura, Lourival Góes, explica que a compra das mudas são coordenadas pela equipe do programa Ivaiporã Frutifica, que adquire as plantas de excelente qualidade em viveiros credenciados.
“A prefeitura intermediando e comprando em quantidade consegue um valor mais acessível para repassar ao produtor. No mercado normal, o produtor pagaria por volta de R$ 35,00 cada planta, através do Ivaiporã Frutifica o produtor está pagando R$ 7,50”, disse Góes.
Além da distribuição de mudas, todos os produtores recebem acompanhamento e instruções técnicas sobre o plantio e tratos na lavoura. “O Ivaiporã Frutifica tem uma engenheira agrônoma especializada nesta área de frutas, e isso tem contribuído bastante para criar novas alternativas de renda para as famílias que vivem da agricultura familiar”, frisou o secretário.
Últimas em Ivaiporã
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline