Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Ivaiporã

publicidade
AGRONEGÓCIOS

Açaí produzido com sabor do Vale do Ivaí

Mestre sorveteiro Osvaldo Ferreira de Paula desenvolveu a polpa e o sorvete de açaí a partir do fruto da palmeira juçara

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Açaí produzido com sabor do Vale do Ivaí
AutorFoto: TN Online

O açaí, um fruto tropical cada vez mais consumido no Brasil, também começa a ser cultivado e produzido em Ivaiporã. À frente do negócio está Osvaldo Ferreira de Paula, empresário e mestre sorveteiro por mais de 40 anos em São Paulo e que há dois anos optou retornar às origens no distrito de Jacutinga, onde desenvolveu a polpa e o sorvete de açaí a partir do fruto da palmeira juçara.

Ferreira arrendou uma chácara com algumas palmeiras juçara que eram cultivadas de forma ornamental. “Quando cheguei aqui comecei a notar na porta de minha cozinha uma palmeira, fiquei olhando e notando a mesma aparência do açaizeiro do Pará e percebi que o fruto poderia ser transformado em polpa e sorvete de açaí”.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Diante disso, ele viu um nicho de mercado e aproveitou a experiência no ramo de sorvetes em São Paulo para desenvolver os produtos. Segundo ele, o açaí do Pará é um pouco azedo. “O que eu desenvolvi com o fruto da juçara tem um sabor mais suave. Mandei algumas amostras para degustação para sorveterias de parentes em São Paulo, onde o consumo é muito grande. A maioria preferiu o açaí nosso aqui do Paraná”, disse Osvaldo de Paula.

Para poder comercializar o produto em larga escala, o empreendedor pretende legalizar o negócio. Para isso, ele recebeu na propriedade a visita da secretária municipal Rosana Pagé, do Departamento de Agronegócio e a engenheira agrônoma Maria Helena da Cruz coordenadora do Programa Municipal Frutifica Ivaiporã.

“O nosso trabalho é justamente fomentar a comercialização. É onde, às vezes, as pessoas têm o produto, a capacidade de fazer a venda e levar para o consumidor mas não consegue encontrar o caminho. E através de uma parceria com o IDR-PR - Iapar/Emater entramos com este papel de facilitar e ajudar para que o produtor se legalize”, destacou Rosana.

publicidade

							Açaí produzido com sabor do Vale do Ivaí
AutorFoto: Ivan Carlos Maldonado

PLANTIO

Osvaldo de Paula também montou um viveiro e passou a produzir as mudas de palmeira juçara e tem atraído bastante interessados no cultivo. “Já vendi mais de 8 mil mudas. A vantagem é que depois na terra vai produzir 100 anos ou mais. É uma planta nativa que não precisa de manutenção”.

Ainda segundo Osvaldo outra vantagem na cultura do juçara no sul do pais é o período de produção tardio dos frutos em relação ao norte. Enquanto no norte a colheita é entre os meses de novembro a janeiro, no sul vai de maio a julho. “E as industrias querem o produto para suprir a falta. Hoje o mundo inteiro quer açaí e são poucos países que produzem”.

publicidade

A agrônoma Maria Helena destaca ainda a vantagem de consorciar o açaí com outras culturas. “Aqui nesta região que é produtora de café o pessoal está consorciando a palmeira com café. Também pode ser cultivado dentro de agroflorestais que está em expansão no Paraná, ou em sistema agrossilvipastoril que é o sombreamento para o gado. Dá para se trabalhar em consórcio com várias culturas”.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Ivaiporã

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline