Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Ivaiporã

publicidade
IVAIPORÃ

Ivaiporã recebe o Festival Paralímpico nesta quarta-feira

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Ivaiporã recebe o Festival Paralímpico nesta quarta-feira
Autor Foto por Reprodução - O Festival Paralímpico de Atletismo entra em sua sexta edição - Foto: Ivan Maldonado

O Complexo Esportivo Sapecadão em Ivaiporã recebe nesta quarta-feira, a partir das 8h30, com mais de 670 crianças, adolescentes e adultos com deficiência, a 6ª edição do Festival Paralímpico de Atletismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Vão participar do evento mais de 30 municípios de todo o Estado.

Durante o festival, a Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) também realiza a seletiva para a formação e a possível convocação da equipe brasileira de atletismo, que vai representar o Brasil nos XXV Jogos Sul-Americanos Escolares de 2019, no mês de dezembro, em Assunção, no Paraguai.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O festival é voltado para atletas com idades a partir dos 10 anos em competições divididas por idade e classe funcional (deficiência) nas modalidades de corridas de 100, 200, 400, 800, 1,5 mil metros, revezamento 4 x 100 metros e caminhada para o paralisado cerebral.

Nas provas de campo as competições são de arremesso de peso, dardo, pelota (bolinha para síndrome de down) e salto em distância. Desde o ano passado, os autistas também participam na modalidade de corrida de 100 metros.

Conforme o professor Ricardo Carminato, coordenador do Festival Paralímpico, o evento que é organizado pelo curso de Educação Física do campus de Ivaiporã faz parte do Projeto Atividades Físicas Adaptadas do Vale do Ivaí (AFAVI).

publicidade

“Hoje já somos o maior evento paralímpico do Brasil para pessoas com deficiência e a intenção é continuar fazendo um evento de qualidade como a gente vem fazendo a cada ano. Esperamos um evento muito legal, onde vamos oportunizar um dia de atleta para essas crianças”, afirma Carminato.

Simultaneamente ao festival, a CBDI realiza uma seletiva de atletas que vão representar o Brasil nos XXV Jogos Sul-Americanos Escolares de 2019.  “É um reconhecimento da confederação ao festival organizado pelos alunos da UEM. Aproximadamente 40 crianças de todo o país estarão participando da seletiva”, assinala.

Incentivo - Carminato também se mostra muito feliz com o incentivo que o festival vem recebendo dos atletas da seleção paraolímpica brasileira, que estão representando o país no Parapan, em Lima no Peru. “Nós temos o Edevaldo Silva (atleta de Cruzmaltina) que também está lá, e estamos recebendo muitos vídeos de incentivos e reconhecimento de vários atletas que estão competindo no Parapan”.

publicidade

O Festival Paralímpico é organizado pela UEM e conta com o apoio da Prefeitura de Ivaiporã, através do Departamento Municipal de Educação, Sesc, Secretaria Estadual de Esportes e Turismo e Núcleo Regional de Educação. 

 

 

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Ivaiporã

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline