Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Ivaiporã

publicidade
IVAIPORÃ

Modernização impede escutas na frequência da PM de Ivaiporã

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A comunicação via rádio da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Ivaiporã ganhou mais qualidade e segurança nos últimos dias, com a mudança do sistema para a tecnologia digital. A digitalização, em substituição ao sistema analógico, foi concluída ontem (14) e criptografa a conversa por rádio entre os militares, além de melhorar qualidade de áudio. A cobertura da comunicação também foi ampliada e agora atinge 100% da área dos 14 municípios jurisdicionados à companhia.

O sargento Roberto Fonseca, da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade (DDTQ) da Polícia Militar, é o coordenador da equipe que executou a digitalização e relata que o sistema é o mesmo implantado em Curitiba, região metropolitana e litoral e que será implantado em todo o Paraná. 

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Toda a região de Ivaiporã agora é atendida por um rádio digital com criptografia, ou seja, não tem mais como ninguém copiar (ouvir) o que a polícia está falando”, comenta.Fonseca explica que a criptografia transforma a comunicação por voz em um sistema binário, como em um computador. “Somente um outro rádio que tiver o mesmo sistema de criptografia é que vai ouvir esse sistema e transformar em voz. Então, a segurança hoje para a 6ª CIPM se tornou altíssima. São criptografias utilizadas pelo exército americano e não se consegue quebrar”, destaca. 

Conforme Élio Boing, comandante da companhia, a digitalização da rede de rádio proporcionará maior segurança nas comunicações da unidade e maior capacidade de resposta no atendimento das solicitações e ocorrências. “A criptografia dá mais segurança ao trabalho do policial e torna o rádio bem mais confiável. No sistema analógico, qualquer pessoa poderia ouvir a frequência da PM com radinhos (HTs) que são facilmente adquiridos. Agora esse novo sistema e essa dificuldade de informações, com certeza, melhora o serviço policial e podemos dar uma resposta bem melhor para a população”, comenta. 

Além de maior segurança com o sistema digital criptografado, a rede de comunicação da 6ª CIPM ganhou área de propagação maior. “Em virtude do relevo, a gente tinha bastante dificuldade em  conseguir comunicação em alguns municípios, até a iniciativa do Conseg de Borrazópolis, que efetuou a doação de alguns equipamentos no valor de R$ 2 mil. Com outros equipamentos que tínhamos, desenvolvemos o sistema, implantamos um link repetidor na região de Rosário do Ivaí e agora, junto com o sistema digital, foi montada também uma nova repetidora aqui em Ivaiporã, o que dá uma cobertura bem ampla em toda a nossa área”, completa Boing. 

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Ivaiporã

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline