Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Ivaiporã

publicidade
IVAIPORÃ

Ivaiporã inaugura painel e escultura

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

  Ivaiporã inaugura painel e escultura
AutorFoto: Reprodução

Neste sábado, às 10 horas, no Parque Ambiental Jardim Botânico, o pintor muralista Thiago Thipan e a escultora Janete Mehl entregam para Ivaiporã dois trabalhos artísticos que passam a fazer parte do patrimônio cultural da cidade. A ação faz parte do projeto “Fazendo Arte Tecendo a Vida” da ONG curitibana Unicultura e Trento Edições Culturais. No Paraná oito cidades foram contempladas com o projeto.

Segundo Thipan, o grafite de 16 por 5 metros pintado na parede do Centro Cultural da Melhor teve como referência o hino e o brasão da cidade. “Ivaiporã é muita relacionada ao cultivo, à agricultura. Tem aqui representado o milho, que no passado trouxe para a cidade, o título de Capital do Milho. Tem também os camponeses representando o trabalho no solo e a referência forte do feminino neste trabalho, como a mulher sendo o apoio forte para a família, o trabalho em equipe”, relata Thipan. 

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na entrada do Parque Jardim Botânico pela Avenida Ladislao Gil Fernandes, também foi instalado uma escultura de 7,30 metros representando um coração, produzido pela escultora Janete Mehl, em aço recuperado do antigo Instituto Brasileiro do Café. “O que foi feito é logística reversa. Trabalhar com material que teoricamente ia para o lixo, e que pode ser transformado numa obra de arte. É o coração da cidade, o amor que as pessoas sentem por Ivaiporã, o cuidado”, enfatiza Janete. O projeto que foi realizado nesta semana também incluiu oficinas nos Colégios Estaduais Barbosa Ferraz, Idália Rocha e Barão do Cerro Azul. 

“São oficinas de arte para compartilhar nossos conhecimentos e estimular os jovens e também do patrimônio histórico”, disse Thipan. O prefeito Miguel Amaral (PSDB) destaca que os trabalhos são importantes para a valorização da arte, além de enriquecer a produção local. "Acho que a importância desse tipo de trabalho é demonstrar que a arte edifica. Espero que sirva para incentivar e outros projetos como esse passem a ser mais comuns".

O programa Fazendo a Arte Tecendo a Vida é viabilizado por meio do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) da Secretaria de Estado da Cultura e conta com o apoio da Prefeitura de Ivaiporã.  No Paraná, a iniciativa circulará por 8 cidades, entre os meses de fevereiro e julho, promovendo oficinais de patrimônio histórico e educação patrimonial, inserção à arte e arte urbana para os estudantes da rede pública.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Ivaiporã

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline