Em fase final de instalação, a incubadora tecnológica voltada para o agronegócio deve ser inaugurada em breve em Ivaiporã. O Polo Agrotech fica no Parque Industrial I, na PR-466, ao lado do Instituto Federal do Paraná (IFPR), está com a estrutura pronta, e os equipamentos estão em fase de licitação.
A edificação que teve investimentos próprios de R$ 2.1 milhões inclui espaços de convivência e uso compartilhado, como salas de reuniões, auditório, escritórios administrativos e de apoio, serviços de portaria, copa, estacionamento e laboratórios de criatividade.
- LEIA MAIS: Caminhão tomba após colisão com Palio na PR-082 em São João do Ivaí
O projeto também recebeu investimentos de cerca de R$ 1 milhão, garantidos pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital para a compra de equipamentos.
De acordo com Hélio Cardoso Lins, secretário municipal de Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, Agronegócio, Tecnologia e Inovação, um dos principais objetivos é desenvolver tecnologias voltadas ao agronegócio, sem excluir outras áreas da economia. “Os equipamentos tecnológicos mais caros estão sendo licitados e serão adquiridos com os recursos garantidos pelo Governo do Estado”, afirmou Lins.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Ainda segundo o secretário, o Polo desperta o interesse de startups locais e internacionais, incluindo um grupo de empreendedores da Coreia do Sul. Recentemente, Kim Jong-gap, diretor executivo da Global Digital Innovation Network (GDIN), anunciou oficialmente a criação do Korean Valley em Ivaiporã por meio da Incubadora Tecnológica.
A instalação do Korean Valley está vinculada a um convênio entre a prefeitura e o GDIN. O centro tecnológico será uma referência na promoção de startups, pesquisa e investimentos em alta tecnologia, impulsionando o desenvolvimento econômico e gerando empregos na região.
“Isso nos coloca na vanguarda da tecnologia. Empresários locais terão acesso a soluções inovadoras”, destacou o prefeito Carlos Gil, que acredita que a incubadora esteja equipada e funcionando em até 120 dias. “Era um sonho de Ivaiporã. Temos quatro faculdades e todas com cursos tecnológicos. Agora, os jovens poderão desenvolver suas ideias aqui”, afirmou.
O secretário estadual da Inovação, Alex Canziani, que recentemente visitou Ivaiporã durante a passagem da Carreta da Inovação, enfatizou que o momento marca o início de um ciclo de transformações para o município baseado em tecnologia.
“Será uma oportunidade para alunos das faculdades e escolas locais desenvolverem projetos e permanecerem na cidade. Isso evita a fuga de talentos e gera empregos”, enfatizou Canziani. Ele também ressaltou que a estrutura contará com equipamentos modernos, permitindo a criação de protótipos e startups.
O consultor Marcos Cordiolli de Maringá, especialista em Desenvolvimento de Políticas Públicas Inovadoras, Inteligentes e Sustentáveis, também esteve em Ivaiporã para ministrar uma palestra durante a Carreta da Inovação.
Para ele, o Korean Valley aproxima Ivaiporã dos principais centros tecnológicos do mundo. “A cidade recebe um grande presente, fruto da visão estratégica da administração A parceria com a Coreia do Sul vai permitir resolver desafios específicos da região, impulsionando o desenvolvimento econômico e tornando Ivaiporã uma referência nacional”, afirmou Cordiolli.

Deixe seu comentário sobre: "Ivaiporã terá polo de inovação voltado para startups do agronegócio"