Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
PROJETO SOCIAL

Ivaiporã tem aulas de capoeira gratuitas para crianças

As aulas acontecem as segundas e quartas-feiras, entre as 18h30 e 19h30

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Programa Capoeira no Caminho Certo – a arte que educa. Este é nome do projeto criado pela Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento de Cultura, em parceria com a Escola de Capoeira Zoeira Nagô.

As aulas acontecem as segundas e quartas-feiras, entre as 18h30 e 19h30, no Centro Cultural, e são ministradas voluntariamente pelo contramestre Izaltino Neto – soldado lotado na 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ivaiporã.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Esta semana, 26 crianças e adolescentes que residem na Vila Monte Castelo e Jardim Paraná participaram das aulas, na segunda-feira, dia 30 de agosto, com o contramestre Izaltino Neto, e na quarta-feira, dia 1º de setembro, com o graduado Wesley Silva, uma vez que o soldado Izaltino Neto tinha plantão das 20h00 às 08h00. Mas não resistiu e gingou com os alunos. O mais novo tem apenas 4 anos.

“Infelizmente, a pandemia do coronavírus não acabou. Por isso, a tendência é oferecer mais uma opção de horário devido à procura por vagas e a necessidade do distanciamento social. Quando eu estiver de serviço [Polícia Militar] sempre haverá um graduado da Escola de Capoeira Zoeira Nagô ministrando a aula e passando diversos conhecimentos às crianças e adolescentes”, explicou Izaltino Neto.

Segundo o contramestre um dos objetivos é incutir nas crianças e adolescentes os valores que envolvem a capoeira.

publicidade

Alaiane Oliveira, que vive na Vila Monte Castelo, acompanha os filhos Luiz Eduardo Oliveira (8 anos) e Aila Oliveira (7 anos). “É importante inserir as crianças em atividades que envolvam arte, esporte e dança. Inclusive, meus filhos acordaram ansiosos. Foram para escola cedo me avisando que viriam para aula de capoeira”, contou Alaiane Oliveira.

Durante as aulas as crianças e adolescentes aprendem, por exemplo, a origem da capoeira, valores, disciplina e respeito, domínio corporal com movimentos rápidos e precisos, suaves e flexíveis, lateralidade, flexibilidade, resistência, agilidade, ritmo, organização espaço-temporal, lealdade e cortesia. A capoeira também envolve arte, música e dança.

A chefe de Promoções e Eventos do Departamento de Cultura, Luciane Baggio, informa que as aulas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no Departamento de Cultura ou às segundas e quartas-feiras, entre as 18h30 e 19h30, no Centro Cultural, com a esposa do contramestre Izaltino Neto – Michele Rocca Ernesto, que também é capoeirista.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline