Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
SAÚDE

Ivaiporã recebe três veículos fumacê para reforçar o combate à dengue

A cidade, que enfrenta situação epidêmica, busca conter o avanço do mosquito transmissor da dengue

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Ivaiporã recebe três veículos fumacê para reforçar o combate à dengue
AutorA equipe deve permanecer em Ivaiporã por um período de 15 a 20 dias - Foto: Divulgação

Três veículos fumacê da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) chegaram a Ivaiporã, Vale do Ivaí, nesta segunda-feira (22) para reforçar as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti. A cidade, que enfrenta situação epidêmica, busca conter o avanço do mosquito transmissor da dengue.

Segundo o motorista de uma das caminhonetes, Marco Antônio Batista, serão realizados cinco ciclos de pulverização com o inseticida Cielo em todas as ruas da cidade. O intervalo entre as aplicações em cada localidade será de três a cinco dias. A equipe deve permanecer em Ivaiporã por um período de 15 a 20 dias. “Se estiver ventando ou chovendo, não tem operação. A gente interrompe e faz em outro dia. Por isso, a previsão de permanência por mais tempo”, disse Batista.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Ele também destacou a importância de as pessoas abrirem as portas e as janelas quando o veículo estiver passando em frente às residências.

Os pulverizadores acoplados nos veículos pulverizam o inseticida em uma partícula de 15 micras, o que permite que o produto seja aplicado em áreas extensas de forma rápida e uniforme. “O inseticida não faz mal aos seres humanos, é letal apenas para insetos”, ressaltou Batista.

- LEIA MAIS: Brasil recebe remessa de 750 mil doses da vacina contra a dengue

publicidade

O motorista também fez um alerta aos produtores de mel. Para evitar que as abelhas sejam afetadas pela pulverização de inseticidas, os produtores devem proteger as caixas de abelhas. Uma forma de fazer isso é cobri-las. Outra forma é mover as caixas para um local seguro, longe da área a ser pulverizada.

A farmacêutica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ivaiporã, Ana Regina Soares, coordenadora da área de endemias, disse que o reforço do fumacê é importante, mas há necessidade de as pessoas colaborarem com a remoção de criadouros do mosquito da dengue e a continuidade no uso de repelente.

“A população deve ficar atenta aos locais que podem acumular água parada, como vasos de plantas, garrafas, pneus e calhas. É importante eliminar esses focos para evitar a proliferação do mosquito. Principalmente nesses dias de chuva, intercalado de calor intenso é tudo que o mosquito precisa”, disse Ana.

publicidade

Os horários da pulverização serão na parte da manhã, entre às 6 e 9 horas, e na parte da tarde, das 17 às 19h30. “Estaremos com carro de som informando a população onde os pulverizadores estarão passando”, completou Ana.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline