Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
PROJETO EDUCATIVO

Ivaiporã prepara horta escola para crianças da rede pública

Crianças vão aprender na prática a importância de uma alimentação equilibrada

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Ivaiporã prepara horta escola para crianças da rede pública
AutorA área fica no antigo IBC e também vai abrigar o novo Viveiro de Café - Foto: TN Online

A Prefeitura de Ivaiporã está implantando uma horta comunitária em uma área de 12.200 metros quadrados. A proposta é ir além da produção de alimentos, transformar o espaço em uma horta escola, com foco na educação alimentar de crianças da rede pública. A área fica no antigo IBC e também vai abrigar o novo Viveiro Municipal de Mudas de Café.

O secretário municipal de Agricultura, Valdemir de Paula Barbosa, o Miro, explicou que a iniciativa faz parte do plano de ação da gestão Carlos Gil e Gertrudes Bernardy e deve ser inaugurada em breve. “Vamos plantar uma variedade de verduras, legumes, cítricos e outras frutíferas, tudo orgânico. Parte será produzida em estufas, outra ao ar livre”, afirmou.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Muralista Monica Ishiba levará arte de Apucarana para Holanda

Segundo a vice-prefeita Gertrudes Bernardy, a ideia é ensinar desde cedo como os alimentos são cultivados. As 10 escolas municipais e os sete CMEIS poderão levar os alunos até o local para acompanhar o plantio, a colheita e entender a importância de uma alimentação saudável. A horta contará com calçadas entre os canteiros, facilitando a circulação das crianças sem contato direto com a terra.

Além do aprendizado, os alunos dos projetos sociais também poderão levar para casa as hortaliças colhidas, como forma de incentivar o consumo de alimentos frescos e livres de agrotóxicos.

publicidade

“Assim, elas aprendem nas primeiras etapas da vida escolar a valorizar alimentos frescos e saudáveis, como legumes e hortaliças. E levam isso para a vida. A meta é garantir uma alimentação equilibrada já na infância. É um projeto que fortalece a segurança alimentar e ajuda a formar cidadãos mais conscientes sobre o que consomem”, resume Gertrudes.

Viveiro Municipal do Café

publicidade

?? Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

Além da horta educativa, a área do antigo IBC também receberá o novo Viveiro Municipal de Café, que antes funcionava no distrito de Jacutinga.

Segundo o secretário Miro, o novo espaço é mais arejado, fica ao lado da secretaria e facilitará os cuidados com as mudas. “Aqui fica mais fácil acompanhar o plantio, desenvolver as mudas e depois entregar aos cafeicultores que vão precisar lá no Jacutinga”, explicou.

publicidade

O novo viveiro de café será mais moderno e terá capacidade para produzir cerca de 120 mil mudas por ciclo. A ideia é incluir variedades mais produtivas, para melhorar a qualidade e o rendimento nas lavouras. “Com essas novas variedades, a gente quer ajudar a aumentar o plantio e a produtividade do café na região”, completou o secretário.

A previsão é que as obras do viveiro terminem em até 20 dias. A produção das mudas começa entre setembro e outubro, com entrega prevista para os meses de fevereiro e março.


publicidade

							Ivaiporã prepara horta escola para crianças da rede pública
AutorFoto: TN Online


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline