Ivaiporã e Jandaia do Sul chegam aos 100% em transparência pública
As duas prefeituras do Vale do Ivaí estão entre as 16 das 399 do Paraná com melhor desempenho nos portais eletrônicos
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) divulgou nesta quarta-feira (30) o ranking do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) obtido pelas administrações municipais de todo o Estado em 2022. O ITP é um parâmetro instituído desde 2018 pelo TCE-PR para medir em parceria com a sociedade o grau de transparência dos portais eletrônicos das prefeituras.
Nesta avaliação, 16 dos 399 municípios do Estado atingiram neste ano 100% de desempenho positivo, entre eles, Ivaiporã e Jandaia do Sul, ambos do Vale do Ivaí. Os outros 14 são Astorga, Campo Mourão, Cianorte, Fazenda Rio Grande, Francisco Beltrão, Guamiranga, Ibiporã, Ipiranga, Londrina, Maringá, Palmas, Rio Azul, Roncador e Sertaneja.
-LEIA MAIS: Jandaia do Sul abre projeto Natal Luz 2022 neste sábado (03)
No caso de Ivaiporã, a Prefeitura se manteve em primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo, passando de 99,62% em 2021 para 100% em 2022, liderando o ranking estadual com apenas um ano de trabalho da gestão do prefeito Luiz Carlos Gil (PSD) e do vice-prefeito Marcelo Reis (PTB). Vale lembrar que em 2020 Ivaiporã ocupava a 183ª colocação com nota 70,28%. E, em 2019, uma das piores do Estado, ou seja, 271ª lugar com nota 60,75%.
O prefeito Luiz Carlos Gil comemorou o resultado por entender que se trata do reconhecimento dos esforços da gestão municipal em realizar ações que beneficiam a população e promovem a transparência dos atos.
“O resultado é motivo de muito orgulho para qualquer gestor público. Além de mantermos a liderança no ranking, isso comprova o nosso compromisso com o plano de governo. Mas é preciso lembrar que pessoa alguma faz nada sozinha. Por isso, renovo o meu agradecimento à controladora interna, Vânia Almeida, e aos controladores de unidades pela seriedade na alimentação dos dados do Portal da Transparência, pelo comprometimento com o serviço público e com o cidadão”, reconheceu Carlos Gil.
De acordo com o prefeito, que também é empresário, a Transparência da Administração Pública é um estímulo àqueles que pretendem investir em Ivaiporã. “Afinal, trabalhamos com o objetivo de melhorar o acesso às informações com a prioridade voltada à ética e à transparência”, reforçou Carlos Gil.
Na visão do vice-prefeito Marcelo Reis, o reconhecimento é o resultado de um trabalho contínuo que é desenvolvido há cerca de 2 anos pela administração municipal. “Não trabalhamos pela busca do reconhecimento e sim pelo cidadão e para prestarmos contas aos órgãos que nos fiscalizam. Mas a soma destes resultados é gratificante, sem dúvida, e motivo para nos sentirmos orgulhosos do nosso trabalho e do empenho dos controladores internos, com apoio dos demais servidores públicos”, disse.
Meta foi alcançada, diz Lauro Junior
Em Jandaia do Sul, sob o comando do prefeito Lauro Junior (União Brasil), a administração municipal também deu um salto grande no Índice de Transparência da Administração Pública, passando de 89,56% em 2021 para 100% em 2022. Em 2020, na gestão anterior, o índice era de 62,73%.
O prefeito também comemorou o que ele considera “notícia maravilhosa que veio do Tribunal de Contas”. Ele assinala que logo no início do mandato, em 2021, reuniu sua equipe e colocou como meta que a administração municipal fosse a mais transparente possível. Isso porque em 2020 o município ocupava a 301ª posição em transparência pública entre os 399 do Estado, uma posição muito baixa.
No entanto, já em 2021 Jandaia do Sul passou para a 104ª posição e agora 100% junto com outros 15 municípios do Estado. “Assim, nós alcançamos nossa meta e entendemos que o município deve ser mais transparente possível, considerando que o cidadão precisa desse acesso e precisa acessar o Portal da Transparência tendo um entendimento daquilo que ele está olhando”, explica o prefeito.
“Vamos continuar trabalhando para manter esses 100%, porque entendemos que isso é algo excelente para o cidadão e para a administração pública”, afirma Lauro Junior. Segundo ele, a meta é utilizar ainda outros mecanismos para que o município deixe de forma clara todos os gastos públicos, tudo que consome e tudo que investe.
Por Edison Costa
Últimas em Vale do Ivaí
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline