Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
MEIO AMBIENTE

Ivaiporã e Ariranha discutem estratégias para a emergência climática

A conferência representou uma etapa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Ivaiporã e Ariranha discutem estratégias para a emergência climática
AutorIvaiporã e Ariranha discutem estratégias para a emergência climática - Foto: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Ivaiporã

Os municípios de Ivaiporã e Ariranha do Ivaí realizaram a I Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, no Centro da Melhor Idade de Ivaiporã, Com o tema Emergência Climática – os desafios da transformação ecológica. Tratou-se de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Ivaiporã e a Secretaria de Desenvolvimento de Ariranha do Ivaí.

A conferência representou uma etapa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e teve como principais objetivos: ampliar a participação popular na construção de propostas para enfrentamento da emergência climática; elaborar e enviar propostas em 5 eixos temáticos à Conferência Estadual do Meio Ambiente; e eleger os representantes que levarão as ideias para as etapas estadual e nacional.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: "É preciso planejar o futuro de Apucarana", diz prefeito Rodolfo Mota

Segundo Natália Stier, engenheira ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Ivaiporã, a I Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente marca um passo importante para o diálogo e a construção de soluções climáticas. “Estamos promovendo a participação da população na formulação de propostas que serão enviadas à etapa estadual. Essa união entre municípios como Ivaiporã e Ariranha do Ivaí fortalece a diversidade de ideias e a representatividade regional no combate às mudanças climáticas”, afirmou Natália Stier.

Para Camila Basso, engenheira agrônoma da Prefeitura de Ariranha do Ivaí, a parceria entre os municípios é essencial para enfrentar desafios comuns. “Ivaiporã é uma referência na região, com projetos como a recuperação de nascentes e arborização urbana. Essa colaboração permite desenvolver ações mais eficazes e sustentáveis, garantindo benefícios a curto e longo prazo para a população”, opinou a engenheira agrônoma.

publicidade

Diálogos, desafios e soluções

?? Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

publicidade

Durante a I Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente foram debatidos 5 eixos temáticos: Mitigação: incluiu propostas como o incentivo ao uso de energia renovável e um programa de arborização urbana. Adaptação e preparação para desastres: apresentou ações como a criação de um Comitê Operacional de Emergência e projetos de desassoreamento de rios. Justiça climática: abordou políticas de apoio para comunidades vulneráveis, incluindo a construção de habitações sustentáveis. Transformação ecológica: discutiu a promoção de transportes alternativos e iniciativas de hortas comunitárias.

Governança e educação ambiental: destacou a implementação de normas para gestão pública eficiente e projetos educativos em escolas.

O secretário de Meio Ambiente de Ivaiporã, Jeferson Palopoli, ressaltou a relevância da participação popular. “Cada município conhece as próprias demandas ambientais. Com o apoio da população, conseguimos construir soluções mais eficazes e alinhadas às nossas realidades”, disse Jeferson Palopoli.

publicidade

Já o secretário de Desenvolvimento de Ariranha do Ivaí, Ademir Rodrigues, reforçou a urgência das discussões. “2024 foi marcado por longos períodos de seca, impactando diretamente a vida das pessoas. Por isso, I Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente é uma oportunidade de adquirir conhecimento e buscar soluções para minimizar os efeitos das mudanças climáticas”, afirmou Ademir Rodrigues.

Compromisso com o futuro

O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, citou os avanços que o município alcançou em sustentabilidade, como a instalação da usina fotovoltaica e projetos de recuperação de nascentes. “Estamos trabalhando para garantir que o futuro de Ivaiporã acompanhe as mudanças climáticas. Por meio de planejamento, como a arborização urbana e o uso de energia renovável, avançamos em direção a um modelo de desenvolvimento sustentável”, declarou Carlos Gil, que estava acompanhado da vice-prefeita Gertrudes Bernardy.

publicidade

A I Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente contou com a participação do engenheiro civil e ambiental, Alcides Pascoal Junior, que ministrou a palestra Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica, abordando as estratégias para mitigar os impactos climáticos.

A I Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, realizada na segunda-fera, dia 20 de janeiro, foi encerrada com a formação de grupos de trabalho, que apresentaram propostas alinhadas aos eixos temáticos discutidos.


publicidade
  • Ivaiporã e Ariranha discutem estratégias para a emergência climática1 de 2
    Foto: Ivaiporã e Ariranha discutem estratégias para a emergência climática Autor: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Ivaiporã
  • Ivaiporã e Ariranha discutem estratégias para a emergência climática2 de 2
    Foto: Ivaiporã e Ariranha discutem estratégias para a emergência climática Autor: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Ivaiporã

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline