A Central da Agricultura Familiar de Ivaiporã (Cafi) recebeu os representantes da Ceasa de Maringá, Elzo Nunes e Elizabete Borges, com o objetivo de planejar o escalonamento da produção, organizar as safras 2025 e fortalecer a qualidade da produção da agricultura familiar na região.
Em Ivaiporã, os produtores rurais contam com o apoio da Prefeitura por intermédio da Cafi em parceria com a Associação dos Produtores e Agricultores Familiares de Ivaiporã (Aprovale) e a Cooperativa Agroindustrial Familiar de Ivaiporã (Cooperfavi), que atendem cerca de 200 famílias produtoras. (veja fotos no final)
O apoio da Prefeitura foi citado como fundamental no fornecimento de estrutura, assistência técnica e distribuição de mudas. Em 2024, mais de 20 mil mudas de culturas como abacate, maracujá e café foram entregues – fortalecendo a diversificação e o aumento da produção.
- LEIA MAIS: Ivaiporã inaugura obras de infraestrutra nesta quarta-feira
O presidente da Aprovale, Rony Cobianchi, contou que, este ano, a expectativa é expandir as atividades para a Ceasa de Londrina e formar um Consórcio Intermunicipal de Agricultura familiar. “A meta é garantir o escalonamento e a qualidade na produção, ampliar o alcance dos produtos e consolidar Ivaiporã como referência agrícola no Paraná”, antecipou Rony Cobianchi.
A vice-prefeita Gertrudes Bernardy deu as boas-vindas aos produtores e representantes da Ceasa, Elzo Nunes e Elizabete Borges, afirmando que a terra em Ivaiporã é fértil e abençoada.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
“Vivemos em uma região de terra fértil, que costumo dizer ser uma terra abençoada. A única coisa que faltava era explorar esse potencial. Aproveito para agradecer a Vitória Holzmann, Rone Cobianchi e ao Carlos Oliveira pela parceria e por não medirem esforços para colaborar com os produtores – bem como a Prefeitura por manter as portas abertas para oferecer suporte, incentivando e fortalecendo a agricultura familiar”, afirmou Gertrudes Bernardy.
O agricultor Diego Bertoncini exemplificou como políticas de incentivo mudaram a realidade dele. Há cerca de 15 anos, ele deixou o município por falta de oportunidades para pequenos agricultores. No entanto, com o mandato do prefeito Carlos Gil [2021/2024] e o fortalecimento da agricultura familiar, decidiu retornar.
Expansão da produção
Diego Bertoncine começou com uma pequena estufa produzindo alface. Com o apoio da Cafi e iniciativas como capacitação e mercado garantido, ele conseguiu expandir a produção. Atualmente, tem 2 estufas e diversificou as plantações para incluir hortaliças, tomate, abobrinha, cheiro-verde e temperos para fornecer a supermercados escolas municipais e a Ceasa de Maringá. “É uma chance de permanecer no campo e continuar contribuindo para o desenvolvimento do município”, afirmou Diego Bertoncine, que prevê expandir a produção nos próximos meses.
A vice-presidente da Cooperfavi, Daiane Correa, contou que, em 5 meses, transformou uma área de pastagem em uma propriedade produtiva na comunidade Severiano. “Com o apoio da Prefeitura, por meio da Cafi, Aprovale e Cooperfavi, ampliei a produção e cultivo produtos como tomate, maracujá, pimentão e alface. “Por isso, acredito que esta união de esforços é promissora e nos dá confiança para expandir ainda mais as produções”, afirmou Daiane Correa.
Elzo Nunes, extensionista do IDR-PR, enfatizou a importância da parceria com a Ceasa de Maringá, que permite aos pequenos produtores acessar novos mercados, conhecidos como pedra ou mercado do agricultor. Segundo ele, o trabalho com secretarias e cooperativas abre caminhos para mercados eficientes e competitivos.
Na ocasião, a chefe da Seab em Ivaiporã, Vitória Holzmann, reforçou o potencial do programa Coopera Paraná, que oferece recursos a fundo perdido para associações e cooperativas investirem na agroindústria. “É uma grande oportunidade para fortalecer a agricultura familiar e estimular o desenvolvimento econômico”, afirmou Vitória Holzmann.
Deixe seu comentário sobre: "Ivaiporã discute estratégias para impulsionar agricultura familiar"