Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
ENSINO SUPERIOR

Ivaiporã anuncia instalação de curso de medicina

Serão 120 vagas anuais e aulas deve iniciar em agosto, segundo informou nesta sexta-feira (07) a instituição privada de ensino superior do município

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (Fatec) anunciou nesta sexta-feira (07) que a instituição conseguiu autorização para a implantação do curso de medicina para Ivaiporã, no Vale do Ivaí. Serão 120 vagas anuais e as aulas deve iniciar em agosto. É o primeiro curso de medicina da região.

-LEIA MAIS: Morte de menina em acolhimento é elucidada após divulgação de laudo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A instituição, que é particular, tem como mantenedores Fábio Costa e a esposa dele Mara Duarte da Costa. Fábio conta que, desde que adquiriu a Fatec, em 2014, a instituição busca ampliar seus cursos na área da saúde. Em 2021, a faculdade conseguiu uma liminar para pedir o curso de medicina, já que a abertura de novos cursos estava vetada pelo Ministério da Educação (MEC). Após uma visita de técnicos do MEC em 2023, a Fatec obteve nota máxima de avaliação e agora está autorizada a oferecer o curso.

"É um sonho que se torna realidade", afirma Fábio Costa. "Acredito que a abertura do curso de medicina trará um grande desenvolvimento para a região, tanto na área da saúde quanto na economia. Estamos muito felizes em poder contribuir para o futuro de Ivaiporã e de todo o Vale do Ivaí", acrescentou.


							Ivaiporã anuncia instalação de curso de medicina
AutorInstituição já está com a estrutura pronta para iniciar as aulas - Foto: TNOnline

O diretor acadêmico da Fatec, Ronielison Barbosa Ferreira, diz que o complexo de saúde foi planejado para atender às exigências do MEC e proporcionar aos alunos uma "formação de excelência". "O curso contará com laboratórios de morfologia, salas de metodologias ativas, laboratórios de simulação realística, tutoria, laboratórios de bioquímica e biologia, farmacologia, centro cirúrgico e laboratórios de reabilitação realística", detalha Ronielison.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O prefeito Luiz Carlos Gil (PSD) celebrou a conquista. Ele acredita que o curso será um divisor de águas para Ivaiporã, trazendo crescimento econômico e melhorando a saúde na região. "A vinda do curso de medicina para Ivaiporã é um divisor de águas na nossa cidade. Tenho certeza que a partir disso, um crescimento muito grande virá", afirmou.

A expectativa é que o vestibular já aconteça agora no próximo mês e a previsão de início das aulas é para a segunda quinzena do mês de agosto.

A Fatec tem atualmente 15 cursos de graduação nas áreas de agronegócio, educação, administração, saúde, direito e construção civil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

OUTROS CURSOS

A região pode ganhar outros cursos de medicina. A 16ª Regional de Saúde, de Apucarana, e a 22ª RS, de Ivaiporã, foram incluídas no edital para obtenção da autorização de funcionamento de formação na área. Mantenedoras de instituições educacionais privadas dessas regionais passaram a ter permissão de apresentar projetos para a instalação de novos cursos em municípios pré-selecionados. O processo da Fatec não faz parte dessa seleção.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline