Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
AGRICULTURA FAMILIAR

IDR, Seab e Prefeitura de Ivaiporã realizam oficina "PNAE Orgânico"

“Vamos tornar a região respeitada e conhecida pela produção orgânica" enfatizou Vitória Holzmann chefe do NR da Seab de Ivaiporã

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O engenheiro agrônomo e o coordenador de projetos do IDR-Paraná de Ivaiporã, Paulo Henrique Lizarelli e Jairo Brietzke, chefes dos Núcleos Regionais da Seab de Ivaiporã e Pitanga, Vitória Holzmann e José Guilherme Camilo, e o diretor do Departamento de Agricultura da Prefeitura de Ivaiporã, Carlos Oliveira, se reuniram com representantes de 8 organizações da Agricultura Familiar para debater sobre PNAE Orgânico (Programa Nacional de Alimentação Escolar), na segunda-feira, dia 17 de abril.

A oficina visou informar e motivar o cumprimento da Lei 16.751/2010, que estabeleceu a alimentação escolar orgânica na rede estadual de ensino – regulamentada pelo Decreto 4.211/2020, colocando a implantação como responsabilidade da Seab e Secretaria de Estado da Educação.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Arapongas realiza Pré-Conferência de Assistência Social nesta quinta

Os objetivos foram apresentar às organizações da Agricultura Familiar a Lei 16.751/2010; realizar diagnóstico sobre a entrega de alimentos orgânicos; orientar a criação de planos de negócio; e discutir políticas públicas entre os 12 municípios representados, associações, cooperativas, conselhos técnicos ligados à área, técnicos e extensionistas.

100% em 2030

Conforme o Governo do Estado a meta é incluir alimentos orgânicos gradualmente na alimentação dos alunos até chegar a 100% da merenda na rede pública estadual em 2030. Parte da produção virá da agricultura familiar.

publicidade

Vitória Holzmann disse aos representantes de municípios, associações, cooperativas, técnicos e extensionistas que se tratava de uma oportunidade de manter a alimentação escolar com produtos regionais. “Vamos tornar a região respeitada e conhecida pela produção orgânica. Mas é necessário criar projetos na área de hortifrutis ou de origem animal”, informou Vitória Holzmann.

Carlos Oliveira explicou que os grupos fizeram um diagnóstico sobre a entrega de alimentos orgânicos, que será encaminhado ao Comitê Gestor do Plano de Introdução Progressiva dos Alimentos Orgânicos na Alimentação Escolar. O colegiado assessora os secretários da Educação, Agricultura e do Abastecimento no trabalho de formular, gerir e fiscalizar as políticas públicas que visam suprir a totalidade da alimentação escolar com produtos orgânicos.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline