Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
HORTALIÇAS

Hidroponia ganha espaço na produção de alimentos na região

Sistema garante praticidade, mais produtividade e alimentos com menos agrotóxico

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Hidroponia ganha espaço na produção de alimentos na região
Autor Foto por TN Online - Secretário Miro e o produtor Wesley Ferreira

A hidroponia, técnica de cultivo que dispensa o uso de solo, vem ganhando espaço em Ivaiporã e região como alternativa sustentável e eficiente para a produção de alimentos. Em tempos de escassez hídrica, degradação ambiental e busca por práticas agrícolas mais limpas, esse método se destaca como uma solução promissora para o futuro da alimentação.

O plantio na hidroponia é feito em canos de PVCs (de 50 e de 75 polegadas), com água corrente. O período de plantio e colheita do alface, por exemplo, gira em torno de 35 dias. Nos primeiros 15 dias, a hortaliça é cultivada no berçário, que tem canos mais finos. A partir do 20º dia, a espécie é transferida para outra área, que tem canos maiores, onde permanece até a colheita. A água captada passa por um reservatório no qual é feita a adubação e a mistura de nutrientes como cálcio, magnésio, nitrato de potássio e outros.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: "Super Sexta" traz carros antigos, música e gastronomia em Apucarana

Nesta semana, o secretário municipal de Agricultura de Ivaiporã, Valdemir de Paula Barbosa, conhecido como Miro, esteve no Sítio Munhoz para acompanhar de perto a produção e destacou a importância do sistema para pequenos agricultores. “A hidroponia melhora a produtividade e ajuda o produtor a reduzir custos com mão de obra e defensivos”, afirmou.

Wesley Rodrigues Ferreira, que há oito anos iniciou na atividade como funcionário e hoje é sócio do empreendimento junto com Larissa Munhoz, reforça o valor da prática. “A vantagem é a praticidade. Como a planta cresce suspensa, facilita a colheita e exige menos esforço físico”, explicou.

publicidade

Na hidroponia, a planta não entra em contato com o solo e recebe os sais minerais que precisa em proporção equilibrada dissolvidos em água corrente. Nas três estufas da propriedade são cultivadas em bancas, cinco espécies como, cebolinha, salsinha, agrião, rúcula, chicória e almeirão.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

O produtor conta que a principal atenção está na solução nutritiva usada na água. “É preciso cuidar da solução nutritiva e prevenir doenças. O trabalho é diário, mas a produção dobra em relação ao cultivo no solo”, disse Wesley Ferreira.

publicidade

A rotina, segundo Wesley, exige dedicação diária. “Muitas vezes temos que acordar às 4 horas, já que a colheita e entrega das hortaliças, nos supermercados, tem que ser feita todos os dias”, relatou. Toda a produção da propriedade, abastece mercados e feiras em Ivaiporã, Manoel Ribas e Pitanga.

Ao final da visita, o secretário Miro convidou Wesley para integrar a Associação dos Produtores e Agricultores Familiares de Ivaiporã (Aprovale) que gere a Central da Agricultura Familiar de Ivaiporã (Cafi).

“Buscamos fortalecer o setor e ampliar a participação nos programas PNAE e PNAB. Juntos, os produtores ganham mais força e acesso a mercados”, ressaltou.

publicidade



							Hidroponia ganha espaço na produção de alimentos na região
Autor Foto por TN Online - Hidroponia ganha espaço na produção de alimentos na região


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline