MAIS LIDAS
VER TODOS

VALE DO IVAÍ

Gato Maracajá é atropelado e morto entre Marilândia e Rio Bom

Populares encontraram o animal morto na rodovia PR-539. O Maracajá consta como “quase ameaçado” na lista vermelha de animais em risco de extinção

Da Redação

·
Gato Maracajá é atropelado e morto entre Marilândia e Rio Bom
Icone Camera Foto por Claudemir hauptmann
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.09.2022, 12:08:19 Editado em 19.10.2022, 12:31:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um espécie de gato do mato que está na lista de animais que estão perdendo populações por conta da redução de áreas de matas, foi atropelado e morto na madrugada desta sexta-feira, na PR 563, na divisa entre Rio Bom e Marilândia do Sul. O gato maracajá, ou maracajá-peludo, costuma frequentemente ser confundido com filhote de onça pintada, por conta das características e cores da pelagem.

continua após publicidade

Nos últimos dias, foram registrados flagrantes de pumas em três cidades do Vale do Ivaí, entre elas, Marilândia do Sul.

LEIA MAIS: https://tnonline.uol.com.br/noticias/vale-do-ivai/pumas-sao-flagrados-em-tres-municipios-da-regiao-veja-o-video-684860?d=1

continua após publicidade

O animal morto foi encontrado por populares, que acionaram a Polícia Militar e a vigilância sanitária, de Rio Bom. O biólogo Fernando Felipe, de Apucarana, informou que o corpo do animal deve ser levado para a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Monte Sinai, em Mauá da Serra, onde deve ser taxidermizado e ser usado no museu e nas ações de educação ambiental.

Fernando Felipe explica que o Maracajá é um felino de pequeno porte, com peso médio de 3 quilos na fase adulta e que é muito comumente confundido com filhote de onça pintada. O animal tem hábitos noturnos. O espécime, um macho adulto, deve ter sido atropelado durante a madrugada, quando provavelmente se assustou com os faróis do carro. “Infelizmente, as rodovias cortam as matas, cada vez menores, e os animais acabam atropelados no trânsito. Em caso de atropelamentos de animais silvestres, as pessoas devem mesmo informar aos órgãos ambientais para que se faça o registro”, ensina.

LEIA MAIS: https://tnonline.uol.com.br/noticias/vale-do-ivai/cameras-flagram-movimentacao-de-onca-parda-e-filhote-em-marilandia-677028?d=1

continua após publicidade

Conforme a lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, o gato-maracajá, consta como animal “quase ameaçado”, por conta da acentuada redução da população por conta da perda dos habitats naturais, com os desmatamentos para avanço das áreas agrícolas e urbanas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Gato Maracajá é atropelado e morto entre Marilândia e Rio Bom"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!