Festival Paralímpico vai reunir 1,4 mil participantes em Ivaiporã
Edição 2025 terá atletas de sete regiões do Paraná competindo em espaço acessível
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Prefeitura de Ivaiporã e o Campus da UEM promovem, no dia 24 de setembro, às 8h30, o 9º Festival Paralímpico do Vale do Ivaí – considerado o maior do Brasil. A expectativa é reunir 1.400 participantes no Complexo Esportivo Sapecadão, de 43 cidades do Paraná. O evento tem parceria da Fundação Beneficente de Ivaiporã.
Criado em 2014 pelo professor da UEM Ricardo Carminato, o festival se consolidou como referência estadual em esporte e inclusão. Em 2025, a iniciativa recebeu recursos da Itaipu Binacional, além do apoio de entidades, voluntários e patrocinadores.
- LEIA MAIS: Suspeitos de assassinato em Ivaiporã são presos pela Polícia Civil
“Quando criamos o Festival Paralímpico o objetivo era oferecer às pessoas com deficiência um espaço de prática esportiva, convivência e valorização. Mais do que números, o evento representa histórias de vida, inclusão e oportunidades”, disse Carminato.
Entre as novidades desta edição está a bocha adaptada, voltada a pessoas com paralisia cerebral e cadeirantes. Também haverá provas de atletismo em pista e campo e tênis de mesa. Todas as atividades serão realizadas em espaço acessível, com alimentação e suporte oferecidos por acadêmicos e voluntários.
O festival terá abrangência estadual e contará com representantes de 43 municípios, distribuídos em sete das dez regiões do Paraná. Entre eles, cidades como Irati, General Carneiro, Candói, Piraquara, Foz do Jordão, Alvorada do Sul e Marilândia do Sul, que participam pela primeira vez.
?? Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
“O Festival Paralímpico do Vale do Ivaí representa muito mais do que esporte. É um momento de integração, superação e valorização da diversidade. Para Ivaiporã, é motivo de orgulho se consolidar como referência em inclusão e cidadania”, declarou o prefeito Carlos Gil.
Nos bastidores, cerca de 100 integrantes da UEM – entre professores, servidores e acadêmicos – trabalham na organização. Os professores Vitor Hugo Ramos Machado e Ewerton Marques afirmam que cada detalhe é planejado para garantir a melhor experiência aos participantes. Já a professora Andréia Paula Basei destacou que o festival transcende a dimensão esportiva e se tornou um espaço de inclusão, diversidade e fortalecimento da cidadania.
Últimas em Vale do Ivaí
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline