Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
PARADESPORTO

Festival Paralímpico reúne em Ivaiporã atletas de 34 cidades do Paraná

Organizado pela UEM o festival já é um marco no calendário esportivo do Paraná

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Nesta quarta-feira (25), Ivaiporã realizou a 8ª edição do Festival Paralímpico da Universidade Estadual de Maringá (UEM), evento que reuniu mais de 1.200 pessoas, incluindo atletas e professores. Organizado pela UEM, com o apoio da Prefeitura de Ivaiporã, do Núcleo Regional de Educação (NRE) e de diversas outras entidades, o festival já é um marco no calendário esportivo do Paraná.

Desde sua primeira edição, em 2014, quando contou com apenas oito escolas de educação especial da região do Vale do Ivaí, o evento cresceu muito. Este ano, bateu recordes de participação, 887 atletas, 152 professores e acompanhantes de 41 escolas de educação especial e ensino regular, representando 34 municípios do Paraná. Além de acadêmicos de educação física da UEM e voluntários que participaram da organização.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Portos do Paraná se destaca entre as 1.000 maiores empresas do Brasil

Ricardo Carminato, professor da UEM e idealizador do festival paralímpico, ressaltou o esforço coletivo que tornou o festival um sucesso. “Foi construído por todos nós, professores, diretores, acadêmicos, parceiros e patrocinadores que estão conosco desde o início. O mais importante é ver as crianças indo para casa no final da tarde mais felizes do que chegaram”.

Outro ponto destacado por Carminato foi a criação do Centro de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro em Ivaiporã, uma conquista alcançada graças ao festival. “O Comitê Paralímpico e o Estado reconheceram que aqui realizamos o maior festival do Brasil, o que resultou no estabelecimento do centro para atender todo o Vale do Ivaí”, explicou Carminato.

publicidade

?? Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

O professor Renato Vieira Júnior, que representou Mário Sérgio Fontes, coordenador de Paradesporto da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), destacou a importância do evento realizado em Ivaiporã para o paradesporto do Paraná.

“Esse momento é significativo não apenas para Ivaiporã, mas para todo o paradesporto do estado. Ivaiporã e a UEM estão de parabéns. Juntos, eles integram o paradesporto paranaense.” O professor elogiou ainda a organização e a união de professores, diretores, alunos e atletas, ressaltando que se trata do maior evento paralímpico do Brasil realizado em um único dia.

publicidade

Gisele Mendes de Carvalho, vice-reitora da UEM, destacou a relevância da inclusão no esporte e ressaltou a importância da Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), que garante o pleno desenvolvimento dos direitos das pessoas com deficiência, incluindo o direito ao esporte. “A inclusão é um direito fundamental e o esporte é uma ferramenta poderosa para garantir isso”.

Adriano Diglio, secretário municipal de Educação, representou o prefeito Luiz Carlos Gil no evento. Em sua fala, Diglio reforçou o compromisso da Secretaria de Educação e de todas as secretarias da Prefeitura de Ivaiporã com a inclusão. “Estamos de portas abertas para o que vocês precisarem. A parceria está cada vez mais forte, e continuaremos crescendo juntos”.

O festival deste ano contou com crianças e jovens de 11 a mais de 18 anos, e até um participante de 75 anos. As modalidades incluíram atletismo, com várias provas de pista e campo, além de tênis de mesa.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline