Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
SEGURANÇA

Faxinal discute proposta de instalação de penitenciária industrial

Proposta foi discutida em encontro na Câmara Municipal com participação do Depen e autoridades locais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Faxinal discute proposta de instalação de penitenciária industrial
AutorReunião na Câmara de Faxinal - Foto: Alessandro Proenca/divulgação

A instalação de uma penitenciária industrial em Faxinal foi discutida nesta segunda-feira (26) em reunião na Câmara Municipal. O projeto foi apresentado por representantes do Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Depen-PR). Participaram da reunião o prefeito Hermes Santa Rosa, o vice-prefeito Rubens Kaplun, o presidente da Câmara, Fernando Decarle Campos, os vereadores Paulinho Portela; Josinei Ribeiro, Carlos Francisco da Silva, o Carlinhos Manco e Felipe Milani, entre outros membros da comunidade local.

LEIA MAIS: Polícia Civil prende dentista com material de pedofilia e de apologia ao nazismo no PR

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A reunião ainda teve a participação do delegado da Polícia Civil de Faxinal, Ricardo Augusto de Oliveira Mendes; do chefe regional das cadeias públicas do Depen, Nilton César Santos Garcia; e do gestor da cadeia pública local, Vanderlei Jordão. O principal ponto abordado foi a viabilidade de edificar uma penitenciária industrial em uma área distante da cidade.

As penitenciárias industriais são estabelecimentos que oferecem aos detentos oportunidades de trabalho e qualificação profissional, especialmente aos que se encontram em regimes semiaberto e aberto, visando facilitar sua reintegração à sociedade.

Nilton Garcia, durante a reunião, ressaltou que a criação da Polícia Penal no Paraná, iniciada pelo governador Ratinho Júnior em 2021, foi uma importante medida para desafogar a Polícia Civil, transferindo a custódia dos presos para o Depen, e abrindo caminho para outros projetos, como o penitenciária industrial. "Foi uma grande correção, tirando as carceragens da Polícia Civil, que não é o papel deles estar custeando presos", disse. Ele também aproveitou a oportunidade para fazer um balanço da atuação do Depen e esclarecer o funcionamento e as vantagens das penitenciárias industriais.

publicidade

O prefeito Hermes Santa Rosa expressou sua abertura à proposta, afirmando que embora a iniciativa seja bem recebida, ela será objeto de novas discussões com autoridades e com a comunidade faxinalense nos próximos encontros. A expectativa agora fica por conta das deliberações futuras sobre essa importante pauta que pode impactar o município.

Além das autoridades locais, participaram do encontro os seguintes representantes religiosos: o padre Adventino Alves de Oliveira, da Matriz São Sebastião; o padre Rafael Rabelo, da Paróquia Mãe da Unidade; o pastor presidente da Assembleia de Deus, Cleber Miranda; pastor da Igreja Renovada, Luiz Cláudio de Campos; pastor Matheus e pastor Carlos; o predidente da Associação Comercial e Empresarial de Faxinal, Carlos Luis Heinemann, presidente do Sindicato Rural de Faxinal, Alfredo Alves Miguel Júnior, presidente do Conseg de Faxinal, Roberto Durão, Jurídico, Francisco Alfredo Ferreira, o Ral e secretários municipais.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline