Falta de água atinge Apucarana e municípios da região, informa Sanepar
Sistema Caviúna-Pirapó, que atende cerca de 70% da Cidade Alta, está sendo operada com capacidade reduzida

A Sanepar informou que Apucarana, Jandaia do Sul e São João do Ivaí passam por problemas de falta de água nesta terça-feira (23). A companhia, portanto, alertou aos moradores dessas cidades para que priorizem o uso da água para alimentação e higiene pessoal até o fim do dia.
Em Apucarana, a captação do Sistema Caviúna-Pirapó está sendo operada com capacidade reduzida. O problema surgiu em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região durante o fim de semana e o arraste de sujeira pela enxurrada na unidade comprometeram os equipamentos.
-LEIA MAIS: Copel e Sanepar estão recuperando sistemas de água e energia
O Sistema Produtor Caviúna-Pirapó atende cerca de 70% da cidade, ou seja, as regiões Oeste, Leste, Sul e Central de Apucarana. A região Norte, a região do Country Clube, Jaboti e parte do Distrito Pirapó, não sofrerão desabastecimento por serem atendidos por sistema de poços.
Já em Jandaia do Sul, a falta de água ocorre por conta do rompimento de um trecho da adutora do Sistema Marumbizinho, que pode causar oscilação de pressão na rede ou falta de água na cidade.
Segundo a Sanepar, equipes estão em campo desde a madrugada desta terça-feira, porém, a manutenção é de elevada complexidade e não há previsão para a conclusão do serviço.
Outro município da região afetado, São João do Ivaí deve ter normalização do abastecimento entre a tarde e a noite desta terça-feira. Isso porque há pouco foi restabelecido o fornecimento de energia nos poços que atendem a cidade e distrito de Ubaúna.
A Sanepar reforça que, em situações como esta, é imprescindível que a população colabore com uso racional e econômico da água. Deve ser priorizada a água tratada para higiene pessoal e alimentação. Atividades que não sejam urgentes, como lavagem de carros e calçadas, devem ser adiadas. Quem possui caixa-d’água em casa pode não sentir o desabastecimento em situações como esta.
De acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.