Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
ALERTA

Falta de abastecimento de insulina afeta municípios da 16ª RS

Medicamento é essencial para pessoas que fazem tratamento de diabetes; doença atinge 10,2% da população brasileira

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Falta de abastecimento de insulina afeta municípios da 16ª RS
AutorA distribuição de doses de insulina para todo o país é feita pelo Ministério da Saúde e, depois, pelas secretarias estaduais para os municípios - Foto: © Marcello Casal jr/Agência Brasil

Municípios da 16ª Regional de Saúde (RS), de Apucarana, relatam desabastecimento de insulina. Usado para o tratamento de diabetes, o medicamento está em falta em todo o Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, a causa do problema é a ausência de insumos para a produção do medicamento mundialmente.

-LEIA MAIS: Emagrecimento: uso indiscriminado de tirzepatida gera preocupação

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A Regional de Saúde confirmou que enfrenta problemas com relação ao abastecimento de frascos e também de canetas de insulina. "Nas últimas semanas foi preciso abastecer hospitais de Apucarana, Arapongas e de outras cidades", informa a farmacêutica Patrícia Ferman, responsável pela farmácia da 16ª RS.

A distribuição de doses de insulina para todo o país é feita pelo Ministério da Saúde e, depois, pelas secretarias estaduais para os municípios.

Patrícia afirma que a regional deve receber da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até o final da tarde desta terça-feira (10), um estoque extra de 3 mil doses de insulina, sendo uma parte em canetas e outra em frascos. A farmacêutica diz acreditar que, em breve, o abastecimento deve ser normalizado no país.

publicidade

ARAPONGAS

A Prefeitura de Arapongas divulgou um comunicado em seu site relatando a falta do medicamento. De acordo com o secretário de saúde do município, Carlos Arruda, há uma restrição global na oferta deste tipo de medicamento. Segundo ele, a Secretaria de Saúde vem cobrando do governo sobre a reposição do estoque.

“A gente vem cobrando quase todos os dias. Cobrei na quinta e na sexta uma previsão. E, hoje (segunda-feira), conversei de novo com o diretor da Regional de Saúde. Ele me informou que o repasse do governo federal não chegou ainda ao Paraná. E a medida que ele anuncia é que, quando chega em Curitiba, ele manda o pessoal buscar imediatamente.”

publicidade

APUCARANA

O secretário de Saúde de Apucarana, Guilherme de Paula, relatou que o município ainda tem estoque para mais 23 dias e que, por enquanto, a população não precisa se preocupar.

RECOMENDAÇÕES

publicidade

O Ministério da Saúde recomenda que pacientes com indicação médica para tratamento com insulina que enfrentarem dificuldades para obter o medicamento em farmácias privadas, incluindo aquelas vinculadas ao programa Farmácia Popular, devem procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para atendimento. Segundo o governo federal, a doença atinge 10,2% da população brasileira.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline