Falhas de energia em Novo Itacolomi motivam abaixo-assinado
Vereador lidera movimento contra a Copel e cobra a instalação de uma subestação de energia na cidade após temporal no último dia 7
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Moradores da cidade de Novo Itacolomi, no norte do Paraná, iniciaram um abaixo-assinado para protestar contra a má qualidade dos serviços prestados pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). A mobilização é liderada pelo vereador Anderson Pereira Chaves (PL), conhecido como Anderson do Depósito, e denuncia "constantes falhas no fornecimento de energia" e "demora no atendimento".
-LEIA MAIS: Moradores da região relatam prejuízos após dias sem luz
Segundo o parlamentar, embora as queixas sobre o serviço sejam antigas, a situação se agravou consideravelmente após um temporal que atingiu a região no último dia 7 de novembro. "Esse problema vem se arrastando já faz um certo tempo, mas se agravou depois desse temporal", afirmou o vereador à reportagem.
O objetivo é recolher 2 mil assinaturas. Até o momento, cerca de 500 foram coletadas em folhas disponíveis em comércios locais. O vereador relatou que ainda passará pelas comunidades rurais, que segundo ele, "foram os mais afetados" pelas interrupções.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Em um vídeo gravado em frente à Câmara Municipal, Anderson Chaves pede o apoio da população, dos demais vereadores, do prefeito e do vice-prefeito. O plano é levar o documento assinado até a sede da Copel, em Curitiba, para "levar ao conhecimento dos responsáveis dessa empresa a indignação da nossa população".
Além de soluções imediatas, a principal reivindicação é a solicitação de um estudo técnico para a implantação de uma subestação na cidade. O vereador argumenta que a cidade depende da estrutura de municípios vizinhos.
"Vemos que vários municípios em volta têm essa subestação, tanto que nossa cidade é alimentada por cidades vizinhas. Então, precisamos de uma subestação nossa", defendeu o parlamentar.
O texto do abaixo-assinado, intitulado "Reivindicação à Copel", reforça que a energia elétrica é um serviço essencial e que as falhas têm causado "prejuízos materiais, transtornos e insegurança à população".
O documento solicita quatro providências urgentes por parte da companhia:
- Garantir manutenção preventiva regular na rede elétrica;
- Melhorar o tempo de resposta no atendimento a ocorrências e pedidos de reparo;
- Assegurar comunicação clara e transparente com os consumidores sobre prazos e causas de interrupções;
- Adotar medidas permanentes para evitar que a população continue sendo prejudicada.
Últimas em Vale do Ivaí
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline