Evasão escolar aumenta 99% na área do NRE de Apucarana
No ano passado, mais de 1 mil alunos desistiram dos estudos número que saltou para 2 mil no primeiro quadrimestre de 2023
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A evasão escolar praticamente dobrou na região. Levantamento do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, região norte do Paraná, aponta que 2 mil alunos abandonaram os estudos no primeiro quadrimestre de 2023, um aumento de 99,2% em comparação com o acumulado do ano anterior quando 1.004 estudantes estavam fora das salas de aula.
Os dados do NRE, que compreende 16 municípios, se referem a 62 escolas, que neste ano registraram um total de 27 mil alunos matriculados. Ainda de acordo com o NRE, somente em Apucarana, onde se concentram cerca de 10 mil estudantes matriculados na rede estadual, pelo menos 692 estão evadidos das instituições de ensino, o que representa 34% do total da evasão na região. Em comparação com o ano passado, quando 399 estudantes estavam fora das salas de aula, houve um aumento 73,4%.
- LEIA MAIS: NRE entrega Kits para treinamento esportivo; veja
Preocupado em reverter essa situação, o NRE Apucarana realiza reuniões com os diretores dos colégios com os piores índices de frequência escolar. "Estamos convocando os diretores para saber o motivo dessas faltas e encontrar soluções para trazer os alunos de volta para as aulas", afirma o chefe do NRE, Vladimir Barbosa da Silva.
De acordo com ele, os alunos do período noturno são os que mais contribuem para o aumento da evasão, principalmente porque muitos precisam trabalhar e estudar. "Estamos buscando as empresas para que elas exijam escolaridade. Somente a declaração de matrícula não ajuda, porque o aluno faz a matrícula mas depois não comparece mais às aulas", comenta Barbosa.
Ações de conscientização nos municípios com maiores índices também estão incluídas na estratégia do núcleo. Em abril o NRE fez uma mobilização contra a evasão escolar em Jandaia do Sul e em Apucarana. Funcionários do NRE, com apoio da Polícia Militar (PM) e da Guarda Civil Municipal (GCM), distribuíram panfletos com o objetivo de orientar os pais dos estudantes faltosos a trazer os filhos de volta para as salas de aula. Mudas de árvores também foram entregues junto com os panfletos.
Últimas em Vale do Ivaí
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline