MAIS LIDAS
VER TODOS

CENSO ESCOLAR

Ensino profissionalizante avança 24% na região de Apucarana

Foram 5,6 mil matrículas no ano passado, contra 4,5 mil em 2023, uma diferença de 1.096 matrículas

Da Redação

·
Colégio Estadual Isidoro Cerávolo oferta 13 cursos nas modalidades integrado e subsequente
Icone Camera Foto por reprodução/Colégio Cerávolo
Colégio Estadual Isidoro Cerávolo oferta 13 cursos nas modalidades integrado e subsequente
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.04.2025, 06:50:58 Editado em 13.04.2025, 06:59:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O número de matrículas no ensino profissionalizante da rede estadual cresceu quase 24% em 2024, na região de Apucarana (PR). É o que mostra o Censo Escolar divulgado na última quarta-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC).

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Casamento coletivo oficializa a união de 74 casais em Apucarana

Foram 5,6 mil matrículas no ano passado em 18 municípios da área dos Núcleos Regional de Educação (NRE) de Apucarana e Ivaiporã, contra 4,5 mil em 2023, uma diferença de 1.096 matrículas. A pesquisa também mostra que a educação profissional avançou mais que o ensino médio, que cresceu 5,1% no período, com 16 mil matrículas no ano passado contra 15,2 mil no ano anterior.

continua após publicidade

Na área do NRE de Apucarana, atualmente são 27 escolas localizadas em 11 municípios que ofertam um total de 21 cursos profissionalizantes. Conforme a técnica responsável pela educação profissional do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, Zélia Souza Santos Vaz, 50% dos estudantes matriculados no ensino médio da rede estadual pertencem ao ensino profissionalizante, o que, segundo ela, era uma meta prevista no Plano Nacional de Ensino.

“Também há uma política do governo estadual que incentiva e investe na educação profissional para que o número de matrículas aumente. Isso é uma questão até de melhoria na qualidade de vida dos estudantes, que sairão do ensino médio com uma profissão”, salienta.

Entre as instituições está o Colégio Estadual Isidoro Cerávolo que atualmente oferta 6 cursos na modalidade de educação profissional integrada ao ensino médio e sete cursos técnicos subsequentes, destinados a alunos que já concluíram o ensino médio.

continua após publicidade

O diretor Diego Favaro destaca que o ensino profissional tem se mostrado atrativo para os jovens, por garantir um nível de profissionalização que facilite a entrada no mercado de trabalho. Ele afirma que os cursos promovem uma mudança significativa na vida dos alunos do ensino profissionalizante, com impacto socioeconômico positivo. Tanto que muitos alunos estão ingressando nas universidades, mostrando que a educação profissional é um meio para alcançar novas oportunidades.

“No ano passado, uma grande quantidade de alunos ingressaram nas universidades. Nossa visão enquanto escola é que, por meio do ensino profissional, o aluno consiga ingressar no ensino superior, para ter uma profissão e se inserir no mercado de trabalho, tendo um rendimento melhor”, assinala.

Entre os cursos ofertados na área do NRE de Apucarana estão: administração, agronegócio, edificações, química, recursos humanos, transações Imobiliária, farmácia, segurança do trabalho, enfermagem, estética, desenvolvimento de sistemas, formação de docentes, gastronomia, eletrotécnica e agronegócio.

continua após publicidade

Ensino profissional abre portas para mercado de trabalho

O estudante do curso técnico em desenvolvimento de sistemas Colégio Cerávolo, Enzo Miguel Arruda Correa, de 16 anos, destaca que o curso profissionalizante oferece um ensino completo que prepara os alunos para ingressar no mercado de trabalho.

Para ele a escola do curso de desenvolvimento de sistemas foi estratégica. "Escolhi a área de TI por ser uma das áreas de maior oportunidade e potencial de crescimento, e que no futuro seria extremamente proveitosa para meu desenvolvimento profissional”, afirma.

Após concluir o curso, ele espera ingressar no mercado de trabalho de forma competitiva e com uma base sólida de conhecimento.

“Tomei essa decisão devido a gosto e interesse pessoal, porém gostaria de seguir na área de TI, mas como empreendedor. Para cursar o ensino superior, estou visando uma mudança de área, migrando para o meio de empreendedorismo e administração”, planeja.

Escrito por Cindy Santos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Ensino profissionalizante avança 24% na região de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!