Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
REDUÇÃO DE CONSUMO

Energia solar conquista o Vale do Ivaí

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Energia solar conquista o Vale do Ivaí
AutorFoto: TNOnline

O número de ligações de energia solar na região disparou no ano passado, inclusive em municípios menores do Vale do Ivaí. Segundo levantamento da Copel, atualmente a região conta com 1,4 mil unidades geradoras em 25 municípios do Vale, mais Arapongas e Sabáudia. Mais da metade delas – 852 – foram instaladas em 2020.

Ao longo do ano passado, foram instaladas 243 unidades de energia solar em Apucarana, o que corresponde a 61% das 394 unidades em funcionamento no município. Em Arapongas o índice é semelhante. São 377 unidades, sendo que 60% delas começaram a funcionar no ano passado. Outro dado que chama atenção é a popularização deste tipo de energia no Vale do Ivaí.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Quase que a totalidade dos municípios da região tem unidades instaladas. Para o gerente de atendimento de carga e geração da Copel Adriano Prado de Souza, este crescimento do uso da energia solar, também chamada de geração distribuída, já é notado nos últimos dois anos e com a pandemia, cresceu ainda mais. “É um crescimento histórico que podemos atribuir aos benefícios oferecidos dentro da tarifa de energia, ou seja, a diminuição dos custos com energia elétrica adotada principalmente por grandes empresas na cidade e no campo. O momento delicado da economia dentro do período de pandemia trouxe essa necessidade de reduzir custos”, considerou.

O gerente de atendimento explica que, em uma residência, a economia com a redução de consumo pode chegar a 20% ou mais, dependendo da potência do equipamento instalado. Em se tratando de instalações industriais, a economia pode ser ainda maior. “Tudo depende de um estudo do consumo do local. Quanto maior o consumo, maior será a redução no custo. E em situações em que a geração da energia solar for maior que o consumo da unidade, a energia excedente é injetada na rede da Copel e isso cria um crédito de energia, ou seja, um desconto para as próximas faturas”, ponderou.

De acordo com ele, o trabalho de divulgação desta modalidade de energia na região é muito forte, popularizando as vantagens da energia solar em toda a região e nos municípios menores. “Percebemos que nos últimos anos, todas as grandes feiras industriais e agrícolas realizadas na região contam com a participação de empresas divulgando seus serviços. Isso tem tornado a modalidade e suas vantagens cada vez mais conhecidas. Aliado a isso, existem muitos incentivos financeiros como linhas de créditos especiais para aquisição com juros muito baixos”, afirmou.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline