Investimentos de mais de R$ 11 milhões, contratações e retomada de obras. Esses são alguns dos pontos de destaque nos primeiros 100 dias de governo do prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (MDB). No balanço, apresentado ao lado do vice Inei Heckert, o prefeito destacou avanços em todas as áreas e pontuou os desafios dos primeiros meses em organizar o município e equilibrar as finanças.
Um dos principais destaques do início de gestão, segundo o prefeito, foi o anúncio do Novo Pronto Atendimento Municipal 24 horas, com recursos através do Governo do Estado e Secretaria de Saúde, viabilizados pelo secretário Beto Preto. O investimento será de 4,5 milhões para construção e mais 2,5 milhões para equipamentos, totalizando 7 milhões em investimento.
LEIA MAIS: Polícia Civil apreende munições em residência de Jandaia do Sul
Outro anúncio foi a pavimentação da Estrada Velha para Marumbi em parceria com o município vizinho. O recurso é do Governo Estadual que irá contemplar um trecho de aproximadamente 6 km de Jandaia do Sul e também mais 4 km pertencentes à Marumbi.
O município também irá receber mais dois investimentos, através de emenda do deputado Beto Preto e da Secretaria das Cidades, através do secretário Guto Silva. Ambos destinarão 2 milhões me pavimentação, totalizando 4 milhões de investimentos.
Ditão destaca parcerias e viagens para busca de recursos e projetos. “Estivemos em Curitiba e Brasília atrás destes recursos, atrás de projetos, que é onde o dinheiro está. Estamos aproveitando este início de mandato para pedir e buscar mesmo esses recursos porque nossa cidade precisa”, destacou Ditão.
O prefeito pontuou os desafios do início de gestão, principalmente na saúde, e destacou avanços, notadamente na área de especialidades. “Ampliamos via Cisvir a oferta de especialidades com aquisição de mais consultas e também estamos ampliando a parceria com o Hospital Nossa Senhora de Fátima, que além dos partos pelo SUS, também está realizando cirurgias gerais e também ortopedia”, disse.
A administração também ampliou equipes. Por meio de PSS foram contratados 26 profissionais, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, agentes e auxiliares. “Também houve credenciamento de profissionais como médica ginecologista, pediatra, psicólogos e uma fonoaudióloga, ampliando a oferta de atendimentos especializados. Diversos pacientes foram encaminhados para cirurgias por meio do programa Opera Paraná, além da realização de mutirões em especialidades”, comenta.
A frota da saúde foi reforçada com a chegada de uma ambulância, um veículo para transporte sanitário e uma ambulância do SAMU. As USBs receberam mobiliários e equipamentos novos, e estão em andamento licitações para aquisição de veículo utilitário, uniformes, mobiliário, equipamentos e painel de senhas para farmácia e laboratório.
RETOMADA DE OBRAS
O prefeito Ditão também destacou a atuação do departamento de Obras e Urbanismo, que iniciou o ano com um estudo e regularização de projetos paralisados ou com problemas na execução, como a Avenida da Amizade, reforma do Pronto Atendimento Municipal, construção da APAE, barracões industriais, entre outras, que possuem ou tiveram divergências na execução das obras e contrapartidas herdadas pela atual gestão.
Ele também destaca a atualização do Conselho Municipal de Planejamento Urbano, inativo desde a revisão do Plano Diretor e o envio de respostas a órgãos de controle, com foco na transparência e retomada de obras.
O projeto Meu Campinho Universitário foi concluído nesta gestão e o do Distrito São José está em fase inicial de implantação. O departamento ainda trabalha para finalizar a ligação do Guaralajara-Rebouças, paralisada pela falta de recursos e também nas novas tratativas com a Justiça Federal para conclusão da UPA, próximo à linha férrea.
Deixe seu comentário sobre: "Ditão destaca investimentos e ações na saúde nos 100 dias de governo"