Descoberta geológica: pesquisador revela vulcão extinto em Marilândia
O vulcão que existiu no município do Vale do Ivaí era capaz de jorrar jatos de lava a mais de um quilômetro de altura em direção ao céu
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Uma pesquisa geológica revelou que há 134 milhões de anos existia um vulcão em Marilândia do Sul, no Vale do Ivaí, Paraná, capaz de jorrar jatos de lava a mais de um quilômetro de altura em direção do céu. A descoberta foi feita por Marcell Leonard Besser, do Serviço Geológico do Brasil.
O pesquisador encontrou rochas milenares raras na cidade, chamadas piroclásticas, que apontaram a existência do vulcão no município paranaense. A estrutura geológica foi nomeada "Tapalam".
- LEIA MAIS: Existe um vulcão adormecido sob a Catedral de Apucarana? Veja
O estudo, realizado em uma região de mina da cidade, foi publicado na revista acadêmica "Bulletin of Volcanology". O geólogo atuou nos últimos quatro anos no município para fazer a descoberta.
Besser destaca que as rochas, formadas a partir do magma do vulcão, revelam detalhes sobre a história do planeta. "A presença do tufo de Tapalam fornece informações valiosas sobre a história vulcânica e processos geodinâmicos associados a essas extensas erupções de alto volume, que desempenharam um papel significativo na formação do passado da Terra", diz a pesquisa.
Atualmente, o local em que a descoberta foi realizada é uma mineradora que produz britas para construção civil.
Últimas em Vale do Ivaí
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline