Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
IVAIPORÃ

Deputada critica na Assembleia cassação de vereadora

Mabel Canto considerou o processo de cassação, conduzido por uma Comissão Processante (CP), como uma violência política contra a mulher

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Deputada critica na Assembleia cassação de vereadora
AutorMabel Canto considerou o processo de cassação, conduzido por uma Comissão Processante (CP), como uma violência política contra a mulher. - Foto: Reprodução

A deputada estadual Mabel Canto (PSC) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná na sessão desta segunda-feira para criticar o processo decassação do mandato da vereadora Gertrudes Bernardy (MDB), de Ivaiporã. A vereadora foi cassada no último dia 26 de janeiro pelo plenário da Câmara por ter promovido uma festinha de aniversário seu e de outros cinco servidores em junho do ano passado, no recinto da Casa, durante a pandemia da Covid-19.

Mabel Canto considerou o processo de cassação, conduzido por uma Comissão Processante (CP), como uma violência política contra a mulher. “O que mais me indigna e me traz a esta tribuna é justamente que outros dois vereadores também celebraram seus aniversários, mas com eles nada aconteceu. Exatamente o mesmo fato, mas a vereadora foi cassada”, lamentou.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A deputada observa que para os dois vereadores – no caso Antônio Vila Real (MDB) e Jaffer Guilherme Saganski Ferreira (PROS - sequer teve votação para que se cassasse o mandato deles. “E aí eu fico me perguntando, por que ela foi cassada e os outros dois não, qual o significado desse tratamento diferenciado? A mim só me resta concluir que se trata de violência política contra a mulher”, declarou.

A parlamentar lembrou que a violência política desde o ano passado foi tipificada como crime pela lei 14.192. Segundo ela, infelizmente a violência política contra a mulher vem crescendo no País, já tendo acontecido com vereadoras e deputadas. “Eu mesmo já passei por essa situação quando fui chamada de hipócrita por aqui”, disse.

Mabel Canto apresentou em plenário requerimento de repúdio ao que considera violência contra e mulher na Câmara de Ivaiporã. Seu pedido recebeu aval do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, para quem o que ocorreu em Ivaiporã realmente foi uma injustiça e uma violência contra a mulher. “Eu também condeno esse tipo de atitude e tenho certeza de que a Justiça vai reverter essa decisão”, declarou.

publicidade

RESPOSTA

Em nota enviada à Tribuna, a vereadora Josane Croceta (Republicanos), integrante da Comissão Processante, nega que Gertrudes Bernardy estaria sofrendo uma perseguição política e machista. Ela assinala que a deputada, “sem qualquer fundamentação plausível ou provas”, atribui unicamente a votação favorável ao parecer conclusivo da Comissão Processante à condição da ex-vereadora ser mulher, o que não é verdade.

Segundo Josane, a posição da ex-vereadora ser mulher em nenhum momento foi colocada em pauta, até porque esse não era o fundamento da Comissão Processante. “Analisando o Parecer Conclusivo e o Processo como um todo, em mais de oitocentas páginas, não há, uma se quer, que se comprove qualquer forma de discriminação”, observa.

publicidade

“Essa festa que a ex-vereadora realizou foi em época de pandemia deputada, se tivesse lido o relatório da Comissão Processante teria conhecimento dos fatos, época em que o comércio da cidade de Ivaiporã estava fechado, pois o prefeito havia decretado Lockdown, época em que muitas famílias passavam por necessidades, muitas famílias perderam seus entes queridos. Dizer que foi somente um “bolinho” seria menosprezar a dor de todas essas famílias que sofreram direta e indiretamente as sequelas da pandemia”, comenta Josane.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline