Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
VALE DO IVAÍ

Cooperativa de Agricultura Familiar começa a ser formada em Ivaiporã

A iniciativa busca unir os pequenos produtores da agricultura familiar para facilitar o acesso a crédito, insumos e mercados

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A formação de uma cooperativa de agricultores familiares para Ivaiporã e região deu um passo importante na quarta-feira (4). Produtores familiares se reuniram com lideranças locais e especialistas do setor agrícola para discutir os passos da formalização, que visa fortalecer a economia e melhorar as condições de trabalho no campo. A reunião ocorreu na Central da Agricultura Familiar de Ivaiporã (CAFI). A formação da cooperativa conta com o apoio da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná(Ocepar).

Durante a reunião, os participantes também assistiram a palestras com o coordenador de cooperativismo da Ocepar, José Rodrigues, e o assessor de cooperativismo da Coamo, José Ricardo Pedron Romani. Eles abordaram a importância da organização cooperativista para o desenvolvimento sustentável no campo, destacando experiências de sucesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Obra do Caps Infantil de Arapongas chega em fase de conclusão

Segundo o secretário de agricultura de Ivaiporã, Valdemir de Paula Barbosa, o Miro, a iniciativa busca unir os pequenos produtores da agricultura familiar para facilitar o acesso a crédito, insumos e mercados, além de promover a troca de experiências. Segundo ele, a cooperativa é vista como uma forma de enfrentar os desafios do setor. “A união traz força. Vamos conseguir melhores condições de negociação e garantir a sustentabilidade das nossas produções”, afirmou.

Roni Cobianchi, presidente da Associação dos Produtores e Agricultores Familiares (Aprovale), diz que a cooperativa será uma ferramenta essencial para dar maior autonomia aos agricultores de Ivaiporã e da região. “Nosso objetivo é criar uma estrutura que permita aos produtores familiares competir de igual para igual no mercado. Queremos gerar mais renda e emprego no campo”, destacou Cobianchi, enfatizando a importância da participação de todos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

?? Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

O prefeito Luiz Carlos Gil comentou o entusiasmo dos agricultores. “Estamos formando um tripé forte entre a Secretaria de Agricultura, a CAFI e a Aprovale. Isso dá à cooperativa uma base sólida para crescer”, afirmou. A próxima etapa será a criação de um plano de negócios, seguida pela escolha da diretoria provisória e formalização dos estatutos.

Também marcaram presença na reunião; Vitória Maria Montenegro Holzmann – chefe Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã; José Paulo da Silva – presidente da Cresol União dos Vales; o gerente da CAFI – Samuel Costa Franco; Marcus Wieleski – secretário de Indústria e Comércio de São Pedro do Ivaí; Adilson de Souza Costa – secretário de Agricultura de São Pedro do Ivaí; Marcelo Alberton – secretário de Agricultura de Manoel Ribas e Lucimar Souza — secretário de Agricultura do município de Lunardelli.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline