Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
EM IVAIPORÃ

Conselhos e poder público de debatem estratégias contra a violência

Uma das medidas sugeridas é revisar as leis municipais para evitar a presença de menores de idade em determinados estabelecimentos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Conselhos e poder público de debatem estratégias contra a violência
AutorConselhos e poder público de debatem estratégias contra a violência - Foto: Arquivo / TN Online

Durante o feriado de Carnaval, brigas generalizadas foram registradas em um estabelecimento comercial e na Praça França, em Ivaiporã. A Polícia Militar foi aciona e o proprietário registrou Boletim de Ocorrência (BO), resultando na prisão de 3 indivíduos, que agrediram 2 seguranças e os ameaçaram de morte – antes de deixar o estabelecimento comercial. As brigas aconteceram na terça-feira, dia 3 de março.

Os atos de violência não passaram desapercebidos pela população e autoridades municipais – bem como pelas forças de segurança. Por isso, foi com o objetivo de discutir medidas preventivas e reforçar a segurança, que o Conselho Comunitário de Segurança de Ivaiporã (Conseg), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho da Comunidade da Comarca de Ivaiporã e o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas promoveram uma reunião, na quinta-feira dia 6 de março, no salão nobre da Prefeitura. (fotos abaixo)

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Caminhonete é roubada em assalto no centro de São João do Ivaí

As discussões contaram com a participação do prefeito Carlos Gil, vice-prefeita Gertrudes Bernardy, presidente da Câmara de Vereadores, Ilson Gagliano, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, Promotoria de Justiça e Secretaria de Assistência Social. Foram discutidas medidas para evitar situações semelhantes e garantir a segurança, quer seja dos jovens ou da população.

O prefeito Carlos Gil sugeriu revisar as leis municipais para evitar a presença de menores de idade em determinados estabelecimentos e reforçar a fiscalização da venda de bebidas alcoólicas a adolescentes. “Se não houver consumo de álcool por menores, a probabilidade de confusões diminui consideravelmente”, afirmou Carlos Gil. Além disso, o prefeito sugeriu a aquisição de equipamentos para medir níveis de ruído. O objetivo é garantir que bares e lanchonetes respeitem limites sonoros e não perturbem os moradores.

publicidade

?? Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

Na ocasião, Ilson Gagliano garantiu que a Câmara de Vereadores está à disposição para formular e aprovar leis que coíbam o acesso de menores de idade a espaços inadequados, bem como venda de bebidas alcoólicas para adolescentes – entre outros fatores que possam contribuir para a violência e desordem.

O delegado da Polícia Civil, Erlon Ribeiro Silva, informou que está investigando os atos e que serão tomadas medidas contra os envolvidos. “Cabe à Polícia Civil identificar os responsáveis e garantir que sejam devidamente responsabilizados. Além disso, manteremos parcerias com a Polícia Militar e órgãos fiscalizatórios para coibir situações semelhantes”, explicou Erlon Ribeiro Silva.

publicidade

Segundo a promotora de Justiça, Camile D’Athayde Matos, a proteção de crianças e adolescentes é prioridade. “Garantir a segurança da juventude é pauta fundamental do Ministério Público do Paraná. Neste aspecto, serão apoiadas e fortalecidas as iniciativas que contribuam com a segurança dos jovens e da população”, pontuou Camile D’Athayde Matos

Fiscalização

No final, o comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar de Ivaiporã, major Marciano Corsini, avisou que a fiscalização das áreas urbanas será intensificada. “Temos percebido instabilidades no canal 190. Mas estamos trabalhando para aprimorar o sistema – além de oferecer outros meios de contato com a Polícia Militar, como WhatsApp e o aplicativo 190”, lembrou o comandante citando o empenho da Polícia Militar na apreensões de drogas, prisões em flagrante e retirada de armas de circulação. “Episódios isolados não refletem um aumento da violência na cidade”, diferenciou o major.

publicidade

Jair Burato, que é presidente do CMDCA – e responsável pela inciativa de reunir o poder público e as forças de segurança, afirmou que a reunião resultou na definição de uma série de ações para fortalecer a segurança pública. “Incluindo campanhas educativas, maior fiscalização de estabelecimentos comerciais e reforço no policiamento ostensivo”, resumiu Jair Burato.


  • Conselhos e poder público de debatem estratégias contra a violência1 de 2
    Foto: Conselhos e poder público de debatem estratégias contra a violência Autor: Arquivo / TN Online
  • Conselhos e poder público de debatem estratégias contra a violência2 de 2
    Foto: Conselhos e poder público de debatem estratégias contra a violência Autor: Arquivo / TN Online


publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline