O Programa Compra Direta, do Governo do Paraná, iniciou um novo ciclo de entregas nos 15 municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Ivaiporã da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab).
A iniciativa compra alimentos de cooperativas e associações da agricultura familiar, que fazem a entrega direta a entidades da rede socioassistencial, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e hospitais filantrópicos.
No total, 11 associações e cooperativas atendem os municípios da região. Cerca de 9 mil pessoas, de 32 entidades sociais, recebem alimentos frescos por semana. Os produtos vêm direto de pequenos agricultores locais.
- LEIA MAIS: Prefeituras querem pavimentar estrada que corta futuro pedágio
Segundo Carlos Alberto Ferreira, responsável pelo programa na regional, o Compra Direta surgiu durante a pandemia da Covid-19. Desde então, tornou-se uma ferramenta importante para melhorar a alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Ele explica que em Ivaiporã os produtos chegam a Central da Agricultura Familiar (CAFI) e são levados ao Hospital Bom Jesus, ao Hospital e Maternidade Ivaiporã, ao Cras e ao Lar dos Idosos.
Para o presidente da Aprovale, o programa representa uma oportunidade importante para os pequenos agricultores. “O Compra Direta é uma renda garantida para as famílias. Isso fortalece a agricultura familiar e melhora a qualidade da alimentação nas instituições”, afirma Roni.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
O agricultor familiar Diego Bertoncine, de Ivaiporã, viu a rotina mudar nos últimos dois anos. Associado da Aprovale, ele agora entrega hortaliças direto para a Central da Agricultura Familiar.
“Antes, eu vendia só em feiras e mercados. Agora tenho um comprador certo, com preço justo, e não tenho mais perdas na roça”, conta.
Diego cultiva hortaliça em uma área de 2.500 metros quadrados na região do Severiano. Alface, repolho, couve-flor, brócolis, salsinha, cebolinha, couve, tomate e abobrinha estão entre os principais produtos. “O que a gente produz, eles pegam. Não sobra nada”, diz o agricultor.

Deixe seu comentário sobre: "Compra Direta leva alimentos a 9 mil pessoas na região de Ivaiporã"