Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
AGRICULTURA

Com chuvas, plantio da soja atinge 30% na região de Ivaiporã

Área cultivada cresce 5% e chega a 195 mil hectares, segundo o Deral

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Com chuvas, plantio da soja atinge 30% na região de Ivaiporã
AutorTrator realiza o plantio da soja em lavoura após as chuvas que favoreceram o início da safra - Foto: TN Online

O plantio da safra 2025/26 de soja já alcança 30% da área estimada no Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã até sexta-feira (17). A região abrange 15 municípios e vem sendo beneficiada pelas chuvas dos últimos dois finais de semana. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), cerca de 195 mil hectares devem ser cultivados nesta temporada.

Na safra anterior, foram plantados 186 mil hectares, o que representa um aumento de cerca de 5% na área destinada à soja. O crescimento ocorre principalmente pela redução de áreas de milho para silagem e pastagem, que vêm perdendo espaço para o grão.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Passeio do grupo 60+ marca celebração do Mês do Idoso em Ivaiporã

De acordo com o engenheiro agrônomo Sérgio Carlos Empinotti, do Deral de Ivaiporã, as precipitações foram suficientes para permitir o início dos trabalhos no campo. “As chuvas ajudaram bastante. O produtor aproveitou a semana para plantar antes da próxima frente de chuva, prevista para este final de semana”, explicou.

Com o clima favorável, o sentimento é de otimismo entre os produtores. “O pessoal está animado e com esperança de uma boa produtividade neste ciclo”, comentou Empinotti.

publicidade

Em Jardim Alegre, o produtor Carlos Eduardo dos Santos, o Cadu, aproveitou as boas condições e plantou 50 alqueires de soja na semana passada. “Veio uma primeira chuva boa, de 90 milímetros, que amoleceu o solo e manteve a umidade da palhada. Depois, com a chuva do último final de semana, a germinação foi excelente, atingindo cerca de dez plantas por metro”, contou.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

Segundo ele, as temperaturas mais altas também favorecem o desenvolvimento. “Com esse clima mais quente, as plantas crescem mais rápido. A gente espera, no mínimo, umas 160 sacas por alqueire, se tudo correr bem”, destacou.

publicidade

O produtor comentou ainda sobre o preço da soja, que está em torno de R$ 120 por saca. “O mercado teve uma pequena queda, mas já se estabilizou. É um valor que dá pra trabalhar com segurança e fazer as contas tranquilo”, completou.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline