Treze dos dezessete municípios da área de abrangência da 16ª regional de Saúde de Apucarana, acabam de assinar o termo de adesão para receber soros antiescorpiônicos e antiofídico. A entrega dos medicamentos já está sendo feita pela regional aos municípios, bem como as instruções de uso em casos de acidentes com escorpiões ou serpentes.
O tema foi amplamente discutido em recente reunião convocada pela Regional de Saúde, quando representantes dos municípios avaliaram o registro de muitos casos de acidentes com escorpiões e serpentes na região. A discussão entrou em pauta, devido a um acidente com escorpião amarelo, que resultou na morte de uma criança em Cambará.
📰 LEIA MAIS: Padaria Comunitária de Cambira convida população para degustação
O diretor da 16ª RS, Lucas Leugi, manifestou preocupação com o registro de muitos casos, principalmente com escorpiões. De janeiro a julho deste ano tivemos 11 notificações de acidentes com escorpiões em Apucarana. Em Arapongas foram 9 acidentes com escorpiões; e em Jandaia do Sul mais 10 casos.
"Ele pontua que, felizmente, não houve óbitos na região de Apucarana, mas é preciso que todas as equipes da saúde pública dos municípios, disponham do soro antiescorpiônico e estejam orientadas e treinadas para agir com rapidez em situações de emergência”, alerta Lucas Leugi.
A partir de agora, está sendo ampliada a oferta de soros para cidades que mais distantes de Apucarana, como Grandes Rios, Borrazópolis e Faxinal, entre outras. As cidades que fizeram adesão precisam dispor de geladeiras científicas, além de técnicos treinados para atuar nestes casos.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
No caso de picada de escorpião, quando a pessoa entra em contato acidental com o animal, ele ataca por se sentir ameaçado. A presença do escorpião se tornou mais frequente devido à expansão das áreas urbanas, ao desmatamento e ao aumento da produção de lixo sem o devido descarte adequado.
O soro antiescorpiônico, desenvolvido para tratar envenenamentos causados por picadas de escorpiões, é disponibilizado em hospitais de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) e também em algumas Unidades Básicas de Saúde. Na maioria dos casos, não há necessidade de utilizar o soro, mas a recomendação é sempre procurar – o mais rápido possível – atendimento médico e encaminhamento a um hospital de referência, principalmente no caso de crianças.
Deixe seu comentário sobre: "Cidades da 16ª RS confirmam adesão para receber soro antiescorpiônico"