Chuvas deixam 9 cidades do Vale do Ivaí sem água neste sábado (08)
Pelo menos oito municípios da região estão com sistemas paralisados por falta de energia elétrica; Faxinal enfrenta problemas de turbidez no rio
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
As fortes chuvas registradas na sexta-feira (07) causaram interrupções significativas no fornecimento de água em diversas cidades do Vale do Ivaí neste sábado (08). A Sanepar informou que a falta de energia elétrica paralisou os sistemas de captação e tratamento em oito municípios da região. Adicionalmente, Faxinal enfrenta uma paralisação devido à alta turbidez da água do rio.
De acordo com o boletim divulgado pela companhia de saneamento às 9h30, um total de 25 localidades no Nordeste do Paraná foram afetadas pela falta de energia.
📰 LEIA MAIS: Veja fotos de antes e depois de cidade destruída por tornado no PR
No Vale do Ivaí, os municípios com sistemas produtores de água paralisados pela interrupção elétrica são:
- Bom Sucesso
- Borrazópolis
- Jandaia do Sul
- Jardim Alegre
- Marilândia do Sul (incluindo os distritos de São José e Nova Moreira)
- Mauá da Serra
- Novo Itacolomi
- Rio Bom (incluindo o distrito de Santo Antônio do Palmital)
Equipes da Copel (Companhia Paranaense de Energia) estão em campo para restabelecer a energia nas unidades, mas ainda não há previsão de retorno dos serviços da Sanepar nestas localidades. A distribuição de água já está afetada em diferentes pontos destas cidades.
❗ Situação em Faxinal
Em Faxinal, o problema é distinto. O abastecimento teve que ser paralisado no início da madrugada deste sábado (8) devido à alta turbidez (excesso de lama e detritos) da água do Rio São Pedro, causada pela enxurrada.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) foi desligada e só poderá retomar a produção após a melhoria das condições da água bruta. Também não há previsão para a normalização do serviço na cidade.
❗ Orientações à População
A Sanepar solicita que a população das cidades afetadas priorize o uso da água tratada exclusivamente para alimentação e higiene pessoal. Todos os serviços que demandam grande volume de água devem ser adiados.
A companhia informou que caminhões-pipa serão utilizados apenas para o atendimento emergencial de clientes sensíveis, como hospitais e casas de repouso.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
A Sanepar reforça que podem ficar desabastecidos principalmente os clientes que não possuem caixa-d’água no imóvel. A recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é que cada imóvel tenha um reservatório de pelo menos 500 litros, garantindo o abastecimento mínimo por 24 horas.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar funciona pelo telefone 0800 200 0115, pelo WhatsApp (41) 99544-0115 ou pelo site.
Últimas em Vale do Ivaí
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline