Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
AGRICULTURA

Central da Agricultura Familiar de Ivaiporã comemora crescimento

Nos últimos 10 meses desde a sua instalação, a associação passou de 30 para mais de 150 associados

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Inaugurada pelo prefeito Luiz Carlos Gil em julho do ano passado, a Central da Agricultura Familiar de Ivaiporã (CAFI) comemora expressivo crescimento nos últimos 10 meses desde a sua instalação, que passou de 30 para mais de 150 associados, abrangendo não apenas Ivaiporã, mas também municípios vizinhos.

Segundo Laine Fernanda Uliwiak, responsável pela administração da CAFI, o apoio da prefeitura tem sido fundamental. “A prefeitura dá o suporte necessário a Aprovale (Associação dos Produtores e Agricultores Familiares de Ivaiporã) do plantio a comercialização”, enfatizou.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Prefeitura de Arapongas vai contar com assistente virtual; entenda

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Valdemir de Paula Barbosa, o Miro, o crescimento rápido da central reflete na diversidade dos produtos oferecidos, que incluem tomate, maracujá, pitaia, melão, mandioca, além de outras frutas e folhosas. “Os produtos são vendidos em mercados, mercearias, restaurantes e supermercados da região, incluindo redes de supermercados de cidades como Guarapuava e Campo Mourão”.

Além das vendas comerciais, a CAFI participa de programas governamentais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE) e o Compra Direta, que distribui alimentos a instituições como o CRAS e o Lar Santo Antônio. Estes programas garantem uma renda estável aos produtores e contribuem para a segurança alimentar da comunidade.

publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos gruposPara ampliar ainda mais o apoio aos produtores, a parceria está considerando a formação de uma cooperativa para obter mais recursos e vantagens. A cooperativa poderia acessar fundos como o Coopera Paraná, ampliando ainda mais a capacidade de investimento e suporte aos produtores. “A cooperativa vai dar mais força aos agricultores, permitindo que eles negociem preços melhores e tenham acesso a crédito e outros serviços”, destacou Miro.

A Aprovale tem associados em dez municípios, com destaque para Ivaiporã e também Jardim Alegre, Arapuã, Ariranha do Ivaí e Manoel Ribas.

A expectativa é de continuar crescendo, com novos sócios. Recentemente, a prefeitura adquiriu 20 mil mudas de maracujá reforçando o compromisso com o desenvolvimento da agricultura familiar na região.

publicidade

Novos associados

Durante a visita à CAFI, a reportagem conversou com Giovanni Alisson Gavron, um produtor rural local que tradicionalmente planta soja, e pretende diversificar e investir no cultivo de maracujá. Ele estava no local para receber informações sobre como se associar. “Percebi que culturas menores podem ser mais lucrativas e menos problemáticas que a soja”, comentou.

Laine explicou os benefícios de se associar à Aprovale. A anuidade é de R$ 120,00 e oferece várias vantagens imediatas aos associados. “O produtor tem acesso a equipamentos como tratores e adubadoras, além de assistência técnica”, disse Laine.

publicidade

Ela mencionou também uma emenda impositiva que permitirá a distribuição de mudas, calcário e adubo aos produtores. Esse projeto visa uma produção programada e escalonada ao longo do ano, garantindo um fluxo constante de produtos.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline