MAIS LIDAS
VER TODOS

ATRASO

Censo do IBGE ainda não foi concluído em cinco municípios da região

Dos 12 municípios da área de Apucarana, recenseadores finalizaram o trabalho em apenas sete

Da Redação

·
Censo do IBGE ainda não foi concluído em cinco municípios da região
Icone Camera Foto por Agência Brasil
Censo do IBGE ainda não foi concluído em cinco municípios da região
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.01.2023, 18:16:10 Editado em 26.01.2023, 18:20:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) concluiu o Censo 2022 em sete municípios da região: São Pedro do Ivaí, Marumbi, Kaloré, Bom Sucesso, Jandaia do Sul, Novo Itacolomi e Marilândia do Sul. Em outros cinco (Apucarana, Califórnia, Rio Bom, Cambira e Mauá da Serra), o trabalho deve ser finalizado apenas em fevereiro.

continua após publicidade

O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (26) pelo coordenador de área do IBGE em Apucarana, Rafael de Castro Francisquini, que responde por 12 municípios da região. Inicialmente, a previsão do instituto era concluir os trabalhos em outubro de 2022. O prazo foi ampliado para 31 de janeiro de 2023, mas houve novo atraso na coleta das informações. “Agora, estamos na reta final nesses municípios”, afirma Francisquini.

Em Apucarana, onde os recenseadores tiveram problemas para acessar alguns condomínios, houve uma melhora na situação, segundo o coordenador, com a população que reside nesses prédios residenciais passando a colaborar de forma mais significativa.

continua após publicidade

Mesmo assim, o instituto disponibilizou um número de telefone (que funciona também como WhatsApp) para que os apucaranenses que ainda não foram recenseados ou estejam em dúvida possam entrar em contato com o posto de coleta na cidade. O número é o (43) 99654-0548. “É possível fazer a ligação ou mandar mensagem do WhatsApp. Há também o telefone 137, pelo qual as pessoas também podem comunicar que não foram ainda recenseadas”, explica o coordenador.

Em dezembro, o IBGE chegou a divulgar uma parcial com números da população por município. Os dados apresentaram informações parciais, já que a coleta ainda não havia terminado. Dos 27 municípios da região, 21 apresentaram aumento populacional. Os números oficiais, no entanto, devem ser divulgados somente após a finalização do trabalho em todos os municípios. A previsão é que isso ocorra apenas em abril.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Censo do IBGE ainda não foi concluído em cinco municípios da região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!