O número de casos de dengue confirmados na área da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana (PR) registrou um aumento de 26% na última semana, passando de 477 casos para atuais 601. Os números constam no boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado nesta terça-feira. Dos 17 municípios da região, 15 têm casos confirmados e dois estão em situação de epidemia.
Estão enfrentando epidemia o município de Bom Sucesso, com 68 casos e Grandes Rios, com 87 casos. Marilândia do Sul e Novo Itacolomi, sofreram um aumento considerável de casos da doença e já atingem incidência em níveis de alerta.
Segundo boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (18) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Marilândia do Sul tem 44 casos confirmados da doença e outros 23 em investigação.
O município tem 8793 habitantes e atingiu incidência de 341,18 casos autóctones - contraídos na região de residência dos pacientes - para cada 100 mil pessoas. Com 2.836 moradores, Novo Itacolomi confirmou 11 casos da doença, sendo 1 em investigação, com incidência de 387,87 casos autóctones. Pela nova metodologia adotada pela Sesa, que leva em consideração o quadro das últimas semanas, os municípios não estão em epidemia, mas já estão com incidência acima do recomendado.
📰 LEIA MAIS: Paraná confirma 3.508 novos casos e duas mortes por dengue
O chefe da 16ª RS de Saúde, Lucas Leugi, afirmou que vai intensificar as cobranças e orientações aos municípios em relação a dengue.
"Vamos entregar mais uma remessa de teste rápido de dengue para todos os 17 municípios, em especial, os que estão em epidemia e com aumento de casos", assinala.
📲 Clique aqui e receba as notícias do TNOnline no nosso grupo do WhatsApp
Deixe seu comentário sobre: "Casos de dengue sobem 26% no Vale do Ivaí e geram alerta"