Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
LEGISLATIVO

Câmara de Jandaia do Sul terá primeira sede própria em 70 anos

Legislativo garantiu junto ao governo do Estado terreno de 1.640,52 m² ao lado da Unidade Polo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Câmara de Jandaia do Sul terá primeira sede própria em 70 anos
AutorFoto: Da Redação

A Câmara de Jandaia do Sul deve ganhar em 2023 sua primeira sede própria em 70 anos de história. Desde a primeira legislatura, iniciada em 1952, a Casa de Leis funcionou junto à Prefeitura. No entanto, em setembro do ano passado, o Legislativo passou a ocupar um imóvel na Avenida Anunciato Sonni, no Parque Industrial, após uma chuva de granizo danificar a cobertura do prédio da administração municipal, afetando diretamente as salas destinadas ao Legislativo.

Agora, a Câmara de Jandaia do Sul comemora uma conquista histórica. A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou no final do ano passado a cessão de um terreno de 1.640,52 m² junto ao Colégio Estadual Unidade Polo, também na Avenida Anunciato Sonni. No local, o Legislativo construirá, com recursos do município, sua primeira sede.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo o ex-vereador e historiador Milton Lopes, a atual sede da Prefeitura na Praça do Café foi inaugurada na gestão do ex-prefeito Salvador Valera Sanchez (1960-1964). A Câmara foi instalada no primeiro andar, enquanto o térreo foi ocupado pela administração. Antes, a prefeitura funcionou em vários outros endereços, sempre levando consigo a estrutura do Legislativo.

"Na gestão do ex-prefeito Neco (Manoel Fernandes Maciel, entre 1997 e 2000), houve a primeira tentativa de instalar uma sede própria da Câmara. Um imóvel foi adquirido em cima do Banco do Brasil, mas a transferência do Legislativo não deu certo por conta de problemas de acessibilidade”, lembra o ex-vereador. Segundo ele, na época, o Legislativo tinha um vereador cadeirante e não foi possível fazer a adaptação necessária. Com isso, a ideia foi abandonada.

Agora, o antigo sonho da sede própria voltou à pauta. O vereador João Paulo Bosio (União Brasil), presidente da Câmara de Jandaia do Sul, explica que será possível fazer a matrícula do terreno doado pelo Estado apenas em 2023 por conta das eleições estaduais de 2 de outubro, mas os trâmites da construção já começaram.

publicidade

Ele afirma que a Prefeitura vai, durante 2022, trabalhar na elaboração do projeto arquitetônico. “A Prefeitura tem uma empresa contratada por meio de licitação para realização de projetos, que já está fazendo o da sede própria da Câmara”, diz. Ele ainda não tem detalhes do investimento e do layout. “Posso dizer que será uma sede moderna e funcional”, adianta.

Ele afirma que em um terreno ao lado, onde funcionava a antiga Associação da Família Forense, será construída a nova sede do Fórum de Jandaia do Sul, já que esta área foi doada pelo município ao Tribunal de Justiça (TJ-PR) para essa finalidade. “Serão dois poderes – Legislativo e Judiciário – praticamente no mesmo endereço”, comenta o presidente da Câmara.

Ele afirma que o objetivo é garantir a inauguração da sede própria do Legislativo de Jandaia do Sul entre o final de 2023 e o início de 2024.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline