Foi instaurada oficialmente na noite de sexta-feira (5) a Procuradoria da Mulher de Jandaia do Sul, iniciativa da presidente da Câmara Municipal, Adriana Jaime da Cruz (MDB). A unidade é a 213ª instalada no estado e teve sua criação aprovada por resolução da Casa em 11 de agosto. O evento de inauguração contou com a presença da deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD), coordenadora da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
LEIA MAIS: Homem tem perna decepada por trem em Apucarana e fica em estado gravíssimo
A instalação do órgão foi resultado de um processo iniciado em junho, quando a Câmara de Jandaia iniciou diálogo com a equipe da deputada Cloara. Em julho, representantes do município estiveram em Curitiba para conhecer de perto a Procuradoria da Mulher da Alep e compreender sua atuação. A partir dessa experiência, a proposta foi debatida e aprovada pelos vereadores, resultando na criação oficial da Procuradoria no município.
Segundo Adriana Jaime, que assume a função de primeira procuradora, o novo espaço terá um papel central no acolhimento de denúncias, escuta ativa e encaminhamento de casos de violência e discriminação contra mulheres.
“As mulheres poderão trazer denúncias, receber orientação e ter seus casos encaminhados aos órgãos competentes. Mas nossa atuação não se limita a situações de violência. Também teremos um papel ativo na prevenção, com campanhas educativas em escolas, palestras, rodas de conversa e projetos voltados à comunidade. O objetivo é fortalecer a rede de apoio e promover conscientização para uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou Adriana.
A vereadora ressaltou ainda o caráter histórico da medida: “A criação da Procuradoria da Mulher demonstra o compromisso do Legislativo em estar mais próximo da população, ampliando o olhar para políticas de proteção, acolhimento e valorização das mulheres. É um passo que fortalece a representatividade feminina e reafirma que a Câmara não é apenas um espaço de legislar, mas também de ouvir, apoiar e promover direitos”, disse.
Também participaram do evento a vereadora professora Ana Lúcia (PT), de Maringá e a coordenadora da Procuradoria da Mulher da Câmara de Apucarana, Eliana Rocha (Solidariedade). O prefeito Ditão Pupio (MDB), representantes da Polícia Militar e lideranças do município também acompanharam a solenidade.
Com a instalação da Procuradoria da Mulher, Jandaia do Sul passa a integrar a rede de municípios que atuam de forma articulada no enfrentamento à violência de gênero, reforçando políticas públicas de prevenção e apoio.
A procuradoria já está atendendo pelos canais: canais: WhatsApp: 43 99193-6838. Email: [email protected] e Instagram: promujds.
Deixe seu comentário sobre: "Câmara de Jandaia cria Procuradoria da Mulher para apoiar vítimas"