Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
INÉDITO

Câmara de Jandaia cria Procuradoria da Mulher para apoiar vítimas

Nova unidade vai receber denúncias e promover campanhas educativas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Câmara de Jandaia cria Procuradoria da Mulher para apoiar vítimas
AutorO evento aconteceu na sexta-feira (5) em Jandaia do Sul. - Foto: - Divulgação

Foi instaurada oficialmente na noite de sexta-feira (5) a Procuradoria da Mulher de Jandaia do Sul, iniciativa da presidente da Câmara Municipal, Adriana Jaime da Cruz (MDB). A unidade é a 213ª instalada no estado e teve sua criação aprovada por resolução da Casa em 11 de agosto. O evento de inauguração contou com a presença da deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD), coordenadora da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

LEIA MAIS: Homem tem perna decepada por trem em Apucarana e fica em estado gravíssimo

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A instalação do órgão foi resultado de um processo iniciado em junho, quando a Câmara de Jandaia iniciou diálogo com a equipe da deputada Cloara. Em julho, representantes do município estiveram em Curitiba para conhecer de perto a Procuradoria da Mulher da Alep e compreender sua atuação. A partir dessa experiência, a proposta foi debatida e aprovada pelos vereadores, resultando na criação oficial da Procuradoria no município.

Segundo Adriana Jaime, que assume a função de primeira procuradora, o novo espaço terá um papel central no acolhimento de denúncias, escuta ativa e encaminhamento de casos de violência e discriminação contra mulheres.

“As mulheres poderão trazer denúncias, receber orientação e ter seus casos encaminhados aos órgãos competentes. Mas nossa atuação não se limita a situações de violência. Também teremos um papel ativo na prevenção, com campanhas educativas em escolas, palestras, rodas de conversa e projetos voltados à comunidade. O objetivo é fortalecer a rede de apoio e promover conscientização para uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou Adriana.

publicidade

A vereadora ressaltou ainda o caráter histórico da medida: “A criação da Procuradoria da Mulher demonstra o compromisso do Legislativo em estar mais próximo da população, ampliando o olhar para políticas de proteção, acolhimento e valorização das mulheres. É um passo que fortalece a representatividade feminina e reafirma que a Câmara não é apenas um espaço de legislar, mas também de ouvir, apoiar e promover direitos”, disse.

Também participaram do evento a vereadora professora Ana Lúcia (PT), de Maringá e a coordenadora da Procuradoria da Mulher da Câmara de Apucarana, Eliana Rocha (Solidariedade). O prefeito Ditão Pupio (MDB), representantes da Polícia Militar e lideranças do município também acompanharam a solenidade.

Com a instalação da Procuradoria da Mulher, Jandaia do Sul passa a integrar a rede de municípios que atuam de forma articulada no enfrentamento à violência de gênero, reforçando políticas públicas de prevenção e apoio.

publicidade

A procuradoria já está atendendo pelos canais: canais: WhatsApp: 43 99193-6838. Email: [email protected] e Instagram: promujds.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline