Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
ESCOLHA

Aquiles é eleito presidente do Consórcio Paraná Saúde

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Aquiles é eleito presidente  do Consórcio Paraná Saúde
AutorFoto: Reprodução AEN

Consórcio Paraná Saúde, que congrega 398 municípios do Estado, promoveu ontem, em Curitiba, assembleia geral ordinária, na qual foi eleita sua nova diretoria para o biênio 2021/2022. A chapa tem na presidência o prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda, que é graduado em Farmácia, foi secretário municipal de saúde, e que comandou o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Apucarana e Região (Cisvir) nas duas últimas gestões.

Pela primeira vez, desde a criação do Consórcio Paraná Saúde em 21 anos, o Vale do Ivaí terá um prefeito da região à frente do órgão. “Nossa meta a partir de agora é ampliar a compra de material hospitalar, já que até agora o forte do consórcio era a aquisição de medicamentos. Vamos pautar a nossa atuação com fortes parcerias com as regionais de saúde e os municípios”, anunciou ontem Aquiles Takeda.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O novo presidente do Consórcio Paraná Saúde disse que a costura da chapa de consenso teve o fundamental apoio do secretário de estado da saúde, Beto Preto. “O consórcio tem um orçamento de R$ 210 milhões para 2021, mas vamos trabalhar para aumentar a participação financeira dos maiores municípios paranaenses”, comentou Takeda.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, que também atuou para formatar a chapa única, foi o único prefeito eleito para compor o Conselho Fiscal do Consórcio Paraná Saúde. “O consórcio é muito importante para todos os municípios, sobretudo para os de pequeno e médio porte, que com as compras conjuntas conseguem obter remédios e insumos a um custo bem menor”, lembrou.

Acompanhado de seu vice-prefeito eleito, Paulo Sérgio Vital, Junior da Femac destacou o conhecimento de Aquiles

publicidade

akeda na área de saúde pública. “Com Takeda à frente o consórcio estará em boas mãos e irá avançar”, enfatizou o prefeito de Apucarana.

Para o secretário de saúde do Paraná, a escolha de Aquiles Takeda fortalece o consórcio, evitando disputas que poderiam gerar cisões. “O consórcio atua com uma parceria muito próxima da Secretaria de Estado da Saúde e vamos dar sequência neste trabalho, focando nas principais demandas no pós-pandemia”, avaliou Beto Preto.

Integrado por 398 municípios associados dos 399 do estado – apenas Curitiba não participa -, o consórcio vem efetuando a aquisição dos medicamentos elencados na Assistência Farmacêutica Básica, preservando a autonomia de cada município na seleção e quantificação dos medicamentos de suas necessidades, a cada aquisição.

publicidade

Atendendo um universo que representa mais de nove milhões de habitantes dos municípios consorciados, o Consórcio Paraná Saúde trabalha na captação de recursos e aquisição de 162 componentes elencados na atenção básica.

“Por orientação do governador Ratinho Júnior buscamos cada vez mais direcionar as ações da Saúde para a regionalização, levando a saúde mais perto do cidadão. Nesse trabalho, o Consórcio Paraná Saúde é um excelente instrumento de gestão gerenciado pelos municípios, dando vazão a esta proposta de regionalização”, acrescentou o secretário Beto Preto.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline