A Prefeitura de Rio Branco do Ivaí, norte do Paraná, anunciou nesta terça-feira (24) o cancelamento do Festival de Balonismo que seria realizado neste fim de semana durante a Exposição Riquezas do Vale que também foi adiada. A decisão ocorre após tragédia ocorrida no fim de semana, em Praia Grande (SC), com oito mortos e 13 feridos. A previsão de chuva e frio para o fim de semana também motivou suspensão do evento.
- LEIA MAIS: Piloto de balão que pegou fogo em Praia Grande não tinha licença
O prefeito, Pedro Taborda, afirma que a tragédia recente desestimulou muitas pessoas, incluindo profissionais do balonismo que se apresentariam no município. "As recentes tragédias ocorridas em Santa Cataria e também em São Paulo estão muito recentes. Acidentes no trânsito acontecem todos os dias, mas balonismo é um evento que a gente faz esporadicamente. Havia uma expectativa muito grande de público, com gente de outras cidades e estados, por isso decidimos avisar com antecedência sobre o cancelamento", disse o prefeito.
Taborda também afirma que a previsão meteorológica para o fim de semana não é favorável e que muitos expositores estariam desistindo de participar. Segundo Taborda, o Centro Municipal de Eventos não é pavimentado e a chuva poderia dificultar a realização. A nova data para a Exposição Riquezas do Vale ainda não foi definida, mas está prevista para após o mês de setembro.
O prefeito destaca que os profissionais contratados para o festival são experientes, sendo que um deles já voou de balão em 26 países. Após as tragédias, a prefeitura a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou que irá fiscalizar os eventos de balonismo no país com mais rigor. “Espero que a Anac tome providências para aumentar a segurança", finaliza.
Deixe seu comentário sobre: "Após tragédia em SC, evento de balonismo é cancelado no Paraná"