Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
AGRICULTURA

Após anos de estiagem, chuva e alta no preço do café animam produtores

A valorização do produto, atualmente em torno de R$ 2.300 por saca de 60 quilos de café beneficiado, é atribuída a fatores climáticos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Após anos de estiagem, chuva e alta no preço do café animam produtores
AutorApós anos de estiagem, chuva e alta no preço do café animam produtores - Foto: TN Online

Os produtores de café do Vale do Ivaí estão otimistas com os preços em alta e uma safra que promete ser maior neste ano. A valorização do produto, atualmente em torno de R$ 2.300 por saca de 60 quilos de café beneficiado, é atribuída a fatores climáticos, como a seca que afetou as atividades nos últimos anos no Brasil e no exterior, além da alta do dólar.

Ricardo Brentan, produtor rural e técnico agrícola da Prefeitura de Lidianópolis, responsável pelo viveiro de mudas de café, afirmou que a alta nos preços tem sido uma oportunidade para os produtores compensarem os prejuízos acumulados em anos anteriores.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Empresas devem quitar pendências para se enquadrar no Simples Nacional

“Tivemos muita estiagem em 2021, 2022 e no ano passado. Este ano, graças a Deus, está chovendo mais. Os galhos estão mais carregados, e acredito em uma produtividade superior à de 2024, também com uma qualidade melhor”, disse Bretan, que relatou ainda que durante o período de formação dos grãos, tudo correu conforme o esperado. “Isso traz otimismo para os produtores e alivia a situação que estávamos enfrentando”.

Com o cenário positivo motivando os agricultores a expandirem as áreas de plantio, o Viveiro Municipal de Lidianópolis aumentou a produção para 55 mil mudas neste ano. Em 2024, foram produzidas e entregues 40 mil mudas. “Muitos produtores estão aproveitando o momento para investir em novas áreas de cultivo, especialmente em variedades resistentes a doenças, como o IPR-100 e o IPR-106”, afirmou Brentan.

publicidade

Brentan, que também é produtor rural, cultiva 4 hectares de café na propriedade da família, dos quais 3 já estão em produção. Ele espera colher entre 45 e 50 sacas de café beneficiado por hectare, acima da média regional, que varia de 30 a 45 sacas por hectare.

?? Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

Ele atribui os bons resultados ao manejo técnico, incluindo análise de solo para correção de nutrientes e uso de adubação verde. “Hoje, enfrentamos deficiência hídrica, às vezes falta chuva, o que deixa o solo seco. Por isso, trabalhamos com adubação verde, como a mucuna, para reter o máximo de água no solo”, explicou.

publicidade

Apesar do otimismo, Brentan alerta que os preços do café dependem das condições climáticas em Minas Gerais, maior produtor nacional. “Se o clima lá for favorável, os preços podem cair um pouquinho. Mas, por enquanto, a expectativa é que o valor permaneça nesse patamar, pelo menos por mais um ano.”

Viveiro Municipal de Lidianópolis

Desde 2017, o Viveiro Municipal, localizado na Vila Rural, tem sido uma peça-chave no desenvolvimento da agricultura local. Além de fortalecer a economia, o projeto promove a integração entre produtores e o poder público.

publicidade

A produção das mudas ocorre de forma colaborativa: os produtores entram com a mão de obra, e a prefeitura fornece insumos, materiais, espaço e irrigação. “Os produtores vêm aqui, ajudam nos tratos culturais e participam de todas as etapas. É um trabalho em conjunto”, afirmou Brentan.


  • Após anos de estiagem, chuva e alta no preço do café animam produtores1 de 2
    Foto: Após anos de estiagem, chuva e alta no preço do café animam produtores Autor: TN Online
  • Após anos de estiagem, chuva e alta no preço do café animam produtores2 de 2
    Foto: Após anos de estiagem, chuva e alta no preço do café animam produtores Autor: TN Online


publicidade


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline