O departamento de Saúde de Jandaia do Sul lançou uma campanha de conscientização para tentar reduzir o índice de ausências da população em procedimentos de saúde. Segundo levantamento do órgão, só neste ano mais de 1,4 mil consultas não foram realizadas por ausência do paciente.
📰 LEIA MAIS: Dois homens são presos por tráfico na 'Cidade de Deus' em Apucarana
O não comparecimento é contabilizado em toda rede, entre consultas de especialidades nas UBS, agendamentos no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí (Cisvir), entre outras. “E estas vagas acabam sendo desperdiçadas por pacientes que não comparecem aos atendimentos e também não desmarcam com antecedência. Essa ausência não comunicada impede que outras pessoas, que aguardam na fila de espera, sejam atendidas no mesmo horário”, comenta o diretor municipal de Saúde, Valmir Inácio de Oliveira.
📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp
Com o lema: “Quando você falta, faz falta para alguém!”, a campanha que vem sendo veiculada pela prefeitura quer alertar a população sobre os impactos causados pelas faltas em consultas e exames agendados na rede pública de saúde.
Segundo o departamento, ao desmarcar sua consulta ou exame com antecedência, o paciente possibilita que outra pessoa seja chamada, otimizando o uso dos recursos públicos e reduzindo a espera por atendimento. “Cada vaga desocupada representa uma oportunidade perdida. Quando alguém não comparece, outro cidadão deixa de ser atendido”, reforça Valmir.
Deixe seu comentário sobre: "Após 1,4 mil pacientes faltarem consultas, Jandaia do Sul faz campanha"