Ao menos 150 famílias foram afetadas pelo temporal em Cambira
Balanço preliminar foi divulgado pela Prefeitura Municipal que ainda está contabilizando os estragos; aulas nas escolas municipais estão suspensas

Ao menos 150 famílias atingidas pelo forte temporal com chuva de granizo registrado na noite de sábado (1º), em Cambira (PR), pediram ajuda à prefeitura do município. A prefeita, Ana Lúcia de Oliveira, informou que o número de afetados ainda é preliminar e pode aumentar, pois as equipes continuam realizando o levantamento dos danos. Um comitê de crise foi montado para gerenciar a situação. Assista ao vídeo no fim do texto.
- LEIA MAIS: Chuva afasta visitantes nos cemitérios de Apucarana no Dia de Finados
"Desde ontem à noite fizemos uma força-tarefa, montamos um comitê de crise. As equipes foram atendendo com lonas a população", afirmou a prefeita.
Os estragos não se limitaram às residências. De acordo com Ana Lúcia, a infraestrutura pública também foi comprometida. "Quase todos os prédios públicos foram inundados ou danificados. Tivemos várias residências alagadas. Até a prefeitura teve alguns danos, assim como o prédio da assistência social", detalhou.

A principal causa dos alagamentos, segundo a prefeita, foi o volume de água associado às pedras de gelo. "O maior prejuízo foi o excesso de chuva com granizo. Algumas telhas se quebraram, mas em outras casas, a calha não deu conta e molhou dentro de casa", explica.
As consequências do temporal também se estendem aos serviços municipais. As escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) sofreram com alagamentos. Como resultado, a prefeitura anunciou que não haverá aulas nesta segunda-feira (3) nas unidades da rede municipal de ensino. Além disso, o atendimento dos projetos da Provopar está suspenso por tempo indeterminado. A expectativa é que as aulas possam retornar na terça-feira (4), caso as vistorias confirmem a segurança dos locais.
ABRIGO NO CENTRO DO IDOSO
Apesar da intensidade da tempestade, que, segundo a prefeita, ocorreu em dois momentos distintos – um com mais granizo e outro com chuva mais forte –, não houve registro de feridos.
O Centro do Idoso foi disponibilizado como ponto de abrigo para a população desalojada. "Duas famílias precisaram de abrigo, pois molhou demais as casas, mas elas optaram em ir para casa de familiares", disse Ana Lúcia.
A prefeita relatou que passou a noite na sede da prefeitura coordenando os trabalhos. "Estamos aqui ainda, equipe a campo fazendo levantamento. A chuva destruiu árvores, a cidade está cheia de sujeira", disse. A prefeitura de Apucarana cedeu lonas à Cambira para auxiliar nos atendimentos, e outras prefeituras da região ofereceram maquinário para a limpeza.
Assista ao vídeo gravado por uma moradora no momento do temporal:
