Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
VALE DO IVAÍ

Amuvi propõe capacitação sobre plataforma eSocial para os municípios

Sistema consiste em uma forma unificada de enviar ao Governo as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Carlos Gil, que é prefeito de Ivaiporã, propôs a capacitação sobre a plataforma eSocial para os servidores públicos das 26 prefeituras que integram a Amuvi. Trata-se de um sistema de registro elaborado pelo Governo Federal para otimizar a administração de informações referentes aos trabalhadores de empresas públicas e privadas.

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi instituído pelo Decreto Federal 8.373 de 11 de dezembro de 2014 e consiste em uma forma unificada de enviar ao Governo as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias, tais como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A capacitação sobre o eSocial, que é dada pelo contador Douglas Borges, iniciou na segunda-feira, dia 8 de agosto, encerra nesta quarta-feira, dia 10, e decorre no salão nobre da Prefeitura de Ivaiporã. “Também discutimos informações que têm conexão com o eSocial – como a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais [EFD-Reinf]”, exemplificou Douglas Borges.

Adaptação

Um dos objetivos da Amuvi é manter os servidores informados acerca dos processos impactados pelo eSocial. “É um grande prazer recebê-los na Prefeitura de Ivaiporã, porque considero muito importante a capacitação sobre o eSocial. Afinal, as prefeituras precisam se adaptar à plataforma do Governo Federal”, afirmou Carlos Gil.

publicidade

O cronograma de implantação da 3ª fase do eSocial (folha de pagamento) foi alterado para que os órgãos públicos tenham até 22 de agosto para enviarem os fatos ocorridos a partir de 1º de agosto. A Portaria Conjunta 2/2022 dos Ministérios do Trabalho e da Previdência atende o pedido da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que apresentou as dificuldades dos municipais com as fases do processo.

Além da capacitação os servidores receberam uma caneca da Amuvi com a frase motivacional: “A determinação de hoje é o sucesso de amanhã”. A entrega foi feita pelo presidente Carlos Gil – iniciando pelo servidor de Lidianópolis.

A presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, parabenizou a Amuvi pela iniciativa e incentivou os servidores a ser manterem informados acerca das mudanças instituídas pelo Decreto Federal 8.373.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline